Agreste

Em Arapiraca, mato e a falta de iluminação são o retrato real do abandono no aeroporto

Por 7 Segundos 19/08/2014 11h11
Em Arapiraca, mato e a falta de iluminação são o retrato real do abandono no aeroporto
Aeroporto de Arapiraca - Foto: Josival Meneses7Segundos

O aeroporto de Arapiraca assim identificado em sua fachada no Bairro Boa Vista, em Arapiraca; ganhou nos últimos dias um destaque maior após imagens do avião do candidato a presidente Eduardo Campos (PSB), ter efetuado um pouso no dia 08 de agosto,em sua visita ao município arapiraquense. O avião era o mesmo que acabou caindo em São Paulo com o candidato e toda a sua equipe; as imagens mostraram claramente o mato que toma conta de toda a área ao lado da pista de pouso.

A reportagem do Portal 7Segundos esteve no local para verificar as reais condições do campo de pouso e encontrou o local praticamente abandonado. As condições da pista do campo de pouso de Arapiraca necessitam de alguns reparos. O mato já se encontra tomando conta de uma parte da pista, a sinalização precisa ser refeita, pois a atual encontra-se bastante apagada.

Devido à má iluminação dos postes próximo ao local e um defeito na torre giratória, não é autorizado pouso de aeronaves depois as 17 horas e 30 minutos. A pista ainda necessita de capinagem, pois o mato já é visível nas proximidades do campo. Diariamente aviões de pequeno porte usam a pista para realizar pouso e decolagem de empresários e até carga com valores através das companhia de transporte financeiro.

Um funcionário, que preferiu não se identificar, afirmou que esse problema é antigo. “Esses problemas ocorrem desde janeiro. Não é possível às aeronaves pousarem aqui à noite, a iluminação não é adequada” disse ele.

O Portal 7 Segundos entrou em contato com a assessoria do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), que afirmou que as obras de capinagem serão iniciadas ainda esta semana. Quanto à iluminação, assessoria do órgão disse que orçamento já foi feito e o processo licitatório está prestes a se iniciar, não podendo prever uma data específica. 

Enquanto isso a única opção de pouso para pequenas aeronaves na região continuam utilizando a pista com o perigo eminente das reais condições para um pouso e decolagem seguro.