Brasil

Novos conselheiros da rede estadual no Sertão são empossados

Por Assessoria 12/09/2014 15h03

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), por intermédio da 8ª Coordenadoria Regional de Ensino (CRE), empossou nesta quinta-feira (11), no município de Pão de Açúcar, 120 novos conselheiros escolares indicados por eleição direta nas escolas do Sertão. O evento aconteceu no auditório da Escola Estadual Bráulio Cavalcante.

Representando quatro segmentos da comunidade escolar – professores, pais, alunos e funcionários –, os novos conselheiros têm a missão de estabelecer parceria na gestão escolar dos municípios de Pão de Açúcar, Batalha, Belo Monte, Jacaré dos Homens, Jaramataia, São José da Tapera, Monteirópolis e Palestina.

Para Cerícia Brandão, coordenadora da 8ª CRE, a posse dos conselheiros representa um momento muito importante para a gestão democrática, já que o Conselho vai trabalhar de forma integrada com os diretores das escolas da rede estadual. "Essa integração tem um grande significado porque vai auxiliar nas gestões, de forma a fortalecer ainda mais a gestão democrática e contribuir para o desenvolvimento das escolas públicas", reconhece.

A coordenadora informa ainda que a capacitação com os novos conselheiros ocorrerá em três etapas, sendo a primeira no próximo dia 18; a segunda no dia 25, e a terceira se no dia dois de outubro.

Contribuição - Gilmar dos Santos, eleito pela terceira vez para o Conselho Escolar em Jacaré dos Homens, explica que, como funcionário, tem muito a contribuir com as decisões administrativas e pedagógicas e ainda com o desenvolvimento da escola em diversos aspectos.

"Como lido com a parte financeira, é uma oportunidade de transmitir para o Conselho, de forma transparente, como os recursos podem ser investidos na comunidade escolar, recebendo sugestões dos conselheiros", comentou.

Com dois filhos matriculados na Escola Estadual José Soares, em São José da Tapera, Alberir das Chagas recebeu o convite para participar do Conselho Escolar e concorreu no seu segmento, sendo empossado pela primeira vez. "Já vinha participando indiretamente no dia da escola e agora terei voto e voz nas decisões e nas melhorias da escola onde meus filhos estão frequentando", comemora Alberir.

Para a diretora da Escola Estadual Bráulio Cavalcante, Glícia Almeida, a composição do Conselho Escolar só trará apoio e benefícios para a gestão democrática. Segundo ela, além de apresentar suas sugestões, os novos conselheiros vão fortalecer ainda mais o processo administrativo, pedagógico e financeiro da instituição.

"Um conselho mais atuante e participativo só vai contribuir com as melhorias na comunidade escolar", reconhece Glícia Almeida. Ela informa ainda que fará um evento com os conselheiros da saúde e da escola para a troca de experiência entre os integrantes.