Arapiraca

Eleitores enfrentam longas filas em Arapiraca

Por 7 Segundos 05/10/2014 17h05
Eleitores enfrentam longas filas em Arapiraca
- Foto: Angelo Farias/ 7 Segundos

Em Arapiraca algumas urnas eletrônicas apresentaram problemas na biometria e precisaram ser substituídas. A troca dos equipamentos eletrônicos resultou no aumento das filas. A dificuldade de alguns eleitores para processar o voto nos cinco candidatos, também atrasou o processo eleitoral. Alguns eleitores denunciaram que tiveram que esperar até quatro horas para conseguir votar em seus candidatos.

Nas escolas onde estão ocorrendo as eleições em pelo menos uma das seções, houve problema com a leitura biométrica. A exemplo das escolas Pedro Suruagy, Claudecir Bispo, Rosa Mística, Quintela Cavalcante, Uneal entre outras unidades de ensino.

De acordo com um dos mesários, os técnicos do Tribunal Regional Eleitoral (TER) trocaram as máquinas que apresentaram problemas mas o processo continuou lento.

Outro fator que contribuiu para a demora no andamento das filas que se formaram nas seções eleitorais era a conduta dos mesários. “ Na minha seção não houve problema com a urna biométrica, mas os mesários só permitiam entrar um eleitor de cada vez na sala. Na última eleição enquanto um eleitor estava votando, os mesários já pediam a documentação de outros eleitores para a conferência” afirmou uma eleitora.

O chefe do Cartório da 22ª zona eleitoral, Alberto Alencar, informou que essa não foi a orientação passada durante o treinamento dos mesários. “ O que não pode é permitir que mais de um eleitor tenha acesso a urna eletrônica na hora da votação. Mas autorizar a entrada de dois ou mais eleitores dentro da seção para a conferência dos documentos, ajuda inclusive a agilizar o processo de votação”, informou Alberto Alencar