Capital

Sesau prorroga vacinação contra sarampo e pólio para até o dia 12

Por 7 Segundos com Agência Alagoas 29/11/2014 10h10
Sesau prorroga vacinação contra sarampo e pólio para até o dia 12
Vacinação

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo foi prorrogada para até o dia 12 deste mês nos 804 postos de saúde dos 102 municípios alagoanos. A ação deveria se encerrar na sexta-feira (28), mas a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) ampliou o prazo já que a meta de cobertura vacinal de 95% preconizada pelo Ministério da Saúde não foi atingida nas duas doenças.

O objetivo é manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite, além de corrigir falha primária da vacinação contra o sarampo. Com relação à poliomielite, somente 77% das 243.997 crianças que estão na faixa etária indicada - de seis meses a menores de cinco anos de idade - foram vacinadas em Alagoas.

Já na prevenção contra o sarampo, somente 56% das 217.725 crianças alagoanas tomaram a vacina. A gerente do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, Denise Castro, alerta os pais e responsáveis para a vacinação contra as duas doenças, uma vez que estão surgindo novos casos de sarampo no Brasil e a pólio não foi erradicada no mundo.

“O último caso que tivemos de poliomielite no Brasil foi em 1989, mas há países endêmicos, a exemplo de Nigéria, Paquistão e Afeganistão, e o risco da reintrodução do vírus em nosso país a qualquer momento”, adverte Denise. Ela destaca que há contraindicação apenas para as crianças que tenham apresentado choque anafilático em doses anteriores. “No caso das crianças que estejam com febre, os pais deverão aguardar a melhora do quadro e vaciná-las posteriormente”, explica.

Segundo Denise Castro, dos 12 municípios que compreendem a região metropolitana de Maceió que realizaram a vacinação contra sarampo em fevereiro deste ano, devido a surtos em Ceará e Pernambuco, somente Santa Luzia do Norte não atingiu a meta de 95%. A ação foi realizada na Região Metropolitana que engloba também Maceió, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Marechal Deodoro, Messias, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Satuba e Flexeiras.

Nesses municípios, a atual campanha está ocorrendo de modo seletivo, ou seja, apenas as crianças que não foram vacinadas na Campanha Emergencial de fevereiro serão vacinadas.