Justiça

Agência Bradesco de Arapiraca cumpre leis de atendimento bancário

Por 7 Segundos 02/12/2014 13h01
Agência Bradesco de Arapiraca cumpre leis de atendimento bancário


A agência do banco  Bradesco localizada no centro de Arapiraca foi o único banco privado a cumprir todas as melhorias relativas leis de atendimento bancário após Ação Civil Pública impetrada pela Defensoria Pública do Estado de Alagoas, no ano passado. Na semana passada  o Tribunal de Justiça de Alagoas emitiu parecer favorável a ação impetrada pela Defensoria Pública. 

O Bradesco conseguiu ampliar os terminais de atendimento eletrônicos tanto dentro da agência como em outros pontos em vários locais da cidade. Cerca de 15 caixas 24h foram instalados em vários pontos da cidade. O banco também comprou centenas de cadeiras, instalou mais equipamentos de condicionadores de ar e conseguiu ampliar o atendimento construindo um nova agência que irá funcionar no centro de Arapiraca.

Os bancos  Santander, Itaú Unibanco, HSBC, Banco do Brasil e Banco do Nordeste, não atenderão as medidas e  deverão se adequar para a prestação de serviços prevista na Lei Municipal n° 2.694/10.

Na época em que a ação foi ingressada, o juiz da 3ª Vara Cível de Arapiraca, José Afrânio dos Santos Oliveira, emitiu decisão favorável à ACP e determinou que as agências bancárias da cidade se adequassem à Lei Municipal que determina o tempo máximo de atendimento de 30 a 40 minutos, como também que os estabelecimentos adotassem melhorias no atendimento, dentre elas a colocação de assentos em quantidade suficiente para atender as pessoas em espera, e o oferecimento regular de sanitários e água potável dentro dos bancos. Estas determinações foram colocadas sob pena de multa diária no valor de R$ 500,00.

No entanto, os bancos recorreram ao Tribunal de Justiça para tentar alterar ou invalidar a decisão do juiz. Só que a 1ª Câmara Cível confirmou, na semana passada, que a decisão é valida e rejeitou o recurso impetrado pelos bancos.

A decisão continua a valer e os bancos em Arapiraca terão que atender às determinações de melhorias no atendimento. O Defensor Público de Arapiraca, André Chalub, ressalta que a população de Arapiraca pode e precisa ajudar nessa fiscalização, denunciando os casos de descumprimento da lei.