Arapiraca

Primeira sessão da Câmara de Vereadores de Arapiraca é marcada por cobrança

Por Claúdio Roberto 11/02/2015 07h07
Primeira sessão da Câmara de Vereadores de Arapiraca é marcada por cobrança
Dr. Fábio deixou liderança de Célia Rocha na Câmara - Foto: Ascom/Câmara

Com um bom número de público, a Câmara Municipal de Arapiraca, realizou na noite desta terça-feira (10), a sua primeira sessão ordinária de 2015, com os trabalhos dirigidos pelo presidente Márcio Marques (PSC), do vice-presidente Sérgio do Sindicato (PPS), Moisés Machado (PSD), primeiro secretário e Edvanio do Zé Baixinho (PROS).

Foi aprovado requerimento da vereadora Aurélia Fernandes (PMDB), solicitando a prefeita Célia Rocha (PTB) e a secretária de Gestão de Pessoas e Patrimônio, Salete Amorim, o cumprimento do calendário de pagamento dos servidores públicos municipais efetivos, comissionados, contratados, aposentados e pensionistas.

Segundo Aurélia Fernandes, o atraso de salário desde o ano passado, deixou muitos servidores sem comemorar o Natal e que o próprio comércio de Arapiraca, sentiu este reflexo econômico.

Ela deixou claro, porém, que ao defender o servidor público, não está incentivando nenhuma greve, mas o cumprimento, para que os mesmos possam se programar em seus orçamentos domésticos.

Por sua vez, o vereador e líder da prefeita Célia Rocha, Edvanio do Zé Baixinho, informou que a prefeita Célia Rocha, já determinou que a partir da meia-noite desta quarta-feira (11), seja depositado nas contas dos servidores efetivos, comissionados, contratados, aposentados e pensionistas, o pagamento referente ao mês de janeiro.

“É interesse do executivo, normalizar esta situação no menor espaço de tempo possível”, garantiu o líder Edvanio do Zé Baixinho.

Também foi aprovada indicação do vereador Moisés Machado, solicitando ao comandante do 3º Batalhão de Polícia, em Arapiraca, tenente coronel Walter Du Valle e a secretaria de Defesa Social, instalar uma Base Comunitária, no bairro Canafístula, para diminuir os altos índices de violência.

De acordo com Moisés Machado, por ser um bairro afastado do centro da cidade e também por tem uma grande população, a Canafístula necessita urgente de uma melhor segurança para seus moradores.

Ainda sobre segurança pública, Dr. Fábio, também solicitou ao comando do 3º BPM, a reativação do Posto Policial do Mercado Público Municipal.
Segundo ele, por ser bastante movimentado e os marchantes e comerciantes daquele local, trabalharem com grandes quantias, até já foram assaltados.

Dr. Fábio alertou ainda para o fato, de só com a presença de policiais, a ação dos marginais seria inibida, proporcionando uma melhor segurança, tanto para os comerciantes, como para a própria população que frequenta diariamente o Mercado Público Municipal.

O vereador Fabiano Leão (PROS), formalizou Voto de Aplauso, a Associação de Criadores de Cavalos de Celas (Acesa), pelas comemorações dos 13 anos do evento da tradicional Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho.

Ele lembrou, que foi o ex-deputado estadual Demuriez Leão, um dos idealizadores do evento que iniciou com apenas 50 cavaleiros e amazonas e que hoje, já ultrapassa a 500 integrantes, que realizam na cavalgada, o mesmo percurso feito por Manoel André, de Bom Conselho, até Arapiraca.

O vereador Josias Albuquerque (PMDB), ressaltou que há vários anos, também participa das festividades, oferecendo no Sítio Bom Nome, cerca de duas mil unidades de coco para os participantes da cavalgada.

Outro assunto bastante discutido na sessão da noite desta terça-feira foi a visita feita pelo governador Renan Filho e pela secretária de Saúde de Alagoas, Rozangela Wyszomirska, às obras de ampliação e modernização da Unidade de Emergência do Agreste.

Os vereadores destacaram a disposição do governador Renan Filho, em atender as reivindicações de Arapiraca, nas áreas da saúde, educação e segurança.

Os vereadores enalteceram o trabalho do comandante no combate a criminalidade, sempre trabalhando em parceria com a polícia civil.

Ao final da sessão, o presidente Márcio Marques, parabenizou o governador Renan Filho, pela visita que fez a Arapiraca, nesta terça-feira (10), a Unidade de Emergência do Agreste, quando na oportunidade, se mostrou favorável em resolver os problemas de Arapiraca, nas áreas de saúde, educação e segurança.

Márcio Marques, também elogiou o trabalho do comandante do 3º BPM, coronel Du Vale, no combate a violência em Arapiraca e na região do Agreste, ressaltando que ele está recebendo o total apoio de toda a sociedade arapiraquense, como também do próprio governador Renan Filho.