Arapiraca

Em Arapiraca, técnicos são capacitados pelo Cerest Estadual

Por Redação com assessoria 13/03/2015 09h09
Em Arapiraca, técnicos são capacitados pelo Cerest Estadual
- Foto: assessoria

O auditório do Centro de Referência Integrada de Arapiraca (CRIA) foi palco, nesta quinta-feira (12), de uma capacitação direcionado aos técnicos municipais da VII e VII Regiões de Saúde, que correspondem a 25 municípios. O curso, ministrado pelo Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), teve como objetivo atualizar os profissionais sobre a identificação dos fatores de risco no ambiente de trabalho.

A enfermeira Daniela Costa, que na oportunidade representou o Cerest Estadual, fez uma explanação sobre a atual situação das notificações dos agravos à saúde do trabalhador em Alagoas. Segundo ela, em 2014 foram notificados em todo o Estado apenas 227 casos de acidentes no trabalho, o que ela classificou como pequeno. "Esse número é muito inferior à realidade que vivemos. É por isso que estamos aqui, juntamente com os municípios, para traçarmos estratégias para combatermos a subnotificação destes casos", frisou.

O Cerest Regional de Arapiraca também esteve presente. A enfermeira do trabalho do Cerest, Patrícia Araújo Santana, falou sobre a estrutura e funcionamento do Cerest Regional, assim como divulgou o agendamento de futuras capacitações com os municípios da região. Outro representante do Cerest Regional foi o técnico de segurança do trabalho Alysson Fabian, que abordou o processo de cadastramento das três unidades produtivas de maior impacto para a saúde do trabalhador.

O Cerest Estadual tem realizado oficinas nos municípios, orientando os profissionais sobre a necessidade de notificar os acidentes envolvendo a atividade laboral. O resultado tem sido positivo e alcançou 80%, mas há necessidade de chegar aos 100%, meta preconizada para este ano. Além da preocupação em notificar novos casos, os participantes foram orientados pela necessidade da realização de um trabalho educativo e preventivo. Os trabalhadores estão expostos a diversos riscos no ambiente de trabalho. Esses riscos são físicos, químicos, biológicos, ergonômico e mecânico.