Sertão

Hospital no Sertão vai realizar mutirão para atender crianças com problemas nasais

Por Redação 22/04/2015 08h08
Hospital no Sertão vai realizar mutirão para atender crianças com problemas nasais
- Foto: ilustração

O incômodo causado por lesões ou problemas na adenoide ou amígdala em crianças sertanejas está com dias contados. Para isso, o Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo em parceria com as secretarias Municipal e Estadual de Saúde promove no próximo dia 02 de maio, a partir das 07h, mais um mutirão de otorrino, garantindo nesta primeira etapa assistência cirúrgica para 20 crianças com idade até 12 anos e que sofrem com estas enfermidades.

De acordo com o diretor geral do Clodolfo Rodrigues, Marco Calderon, outras 31 crianças que também sofrem com problemas de adenoide e amígdala já foram selecionadas e deverão ser atendidas na segunda etapa do mutirão de otorrino que será agendada com os profissionais. "Os recursos estão assegurados e na próxima edição do mutirão serão devidamente atendidas" garantiu.

Calderon também já trabalham em parceria com a Prefeitura de Santana, Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde, visando a liberação de novos recursos para realização de outros mutirões nesta área. "A demanda é alta, atualmente temos outras 33 crianças que aguardam cirurgia. Estamos confiantes na realização de iniciativas como esta para garantir cirurgia de adenoide e amígdala a quem precisa" defenderam.

As crianças triadas nesta primeira etapa do mutirão de otorrino foram encaminhadas pelas secretarias municipais de saúde, após comunicado da secretaria de Saúde de Santana do Ipanema, responsável pela regulação dos pacientes. O mutirão será realizado por uma equipe de especialistas em otorrinolaringologia.

Adenoides

Na infância, as causas mais frequentes provocadas pela adenoide são as rinites crônicas (a mais comum é a rinite alérgica) e a hipertrofia das adenoides. Causas menos comuns são as deformidades congênitas, como a atresia e os desvios de septo. Respirar é uma função fisiológica tão importante que o mínimo obstáculo que dificulte o fluxo do ar pelas vias aéreas superiores provoca enorme desconforto.

Já uma lesão na amígdala também conhecida por amigdalite é a inflamação e o inchaço nas amígdalas. Amígdalas são gânglios linfáticos localizados na parte superior da garganta e na parte de trás da boca.