Alagoas

Comitê gestor discute ações para combater o crack em Alagoas

Por Redação 29/04/2015 09h09
Comitê gestor discute ações para combater o crack em Alagoas
- Foto: Ascom

O Comitê Gestor do plano "Crack é Possível Vencer" realizou, nesta terça-feira (28), a primeira reunião da nova gestão. O encontro foi realizado para conhecer as atividades que estão em andamento em Alagoas para que novos equipamentos e mais ações de combate a esta e outras drogas sejam implantadas no Estado.

O secretário adjunto de Prevenção Social à Violência, Cloves Benevides, recebeu a secretária de Esporte, Lazer e Juventude, Claudia Petuba; sua adjunta, Morgana Tavares; e a coordenadora do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), tenente-coronel PM Valdenize Ferreira, além de representantes das secretarias de Educação e Assistência e Desenvolvimento Social.

"O plano começou por pactuar equipamentos para combater o crack. Agora, nós estamos fazendo um pacto de ações. Temos que procurar saber como estão os serviços de fato, para que a gente possa estruturar uma rede de combate às drogas", explicou Cloves Benevides, acrescentando que ações fundamentadas na prevenção são essenciais para combater o avanço do tráfico de drogas e também a violência em Alagoas.

A secretária Claudia Petuba contou que a pasta da qual é titular está empenhada na inclusão social pelo esporte, que também é um trabalho de prevenção à violência. "A principal ação da secretaria vai ser atuar nas comunidades, das mais violentas para as menos violentas", garantiu a gestora.
Uma nova reunião ficou marcada para o próximo mês, quando os integrantes do Comitê Gestor do plano devem apresentar como estão as atividades de cada pasta.

Crack é Possível Vencer

O governo de Alagoas aderiu ao programa federal "Crack é Possível Vencer" no ano de 2012. Desde então, o governo federal vem investindo recursos para reforçar serviços de saúde, educação, segurança pública e prevenção às drogas. O programa é coordenado pelo Ministério da Justiça, em parceria com os ministérios da Saúde, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Educação e a Secretaria de Direitos Humanos.