Agreste

Em Alagoas, prefeita perde mandato após viajar para os EUA

Por Redação 05/05/2015 12h12
Em Alagoas, prefeita perde mandato após viajar para os EUA

Após travar briga judicial desde novembro no ano passado, o vice-prefeito do município de Traipu, localizado na região metropolitana do Agreste de Alagoas, Erasmo Dias (PRTB) assumiu a prefeitura da cidade. A decisão judicial foi proferida no último dia 30 de abril pelo desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas, Fábio José Bittencourt Araújo.

Erasmo Dias conseguiu assumir o cargo de prefeito por ter comprovado por meio de documentos emitidos pela Polícia Federal, que a então prefeita Conceição Tavares, fez uma viagem aos Estados Unidos, em novembro do ano passado, ficando ausente do município durante um período de 17 dias.

De acordo com a lei Orgânica Municipal e o Regimento Interno da Câmara de Vereadores , se o gestor público tiver que se ausentar do município por mais de 15 dias ele deve comunicar a ausência ao Poder Legislativo. Como Conceição Tavares não realizou esse procedimento, caracterizou-se vacância do cargo.

A Câmara Municipal de Vereadores de Traipu deu posse ao prefeito em novembro do ano passado mas a decisão do Legislativo Municipal foi anulada por um juiz da cidade , após recurso movido pela então prefeita Conceição Tavares. A Câmara recorreu da decisão e no último dia 30 de maio , o TJ de Alagoas confirmou a legitimidade da ação de posse do vice-prefeito Erasmo Dias.

Inconstância

Nos últimos quatro meses a instabilidade no cargo de gestor da cidade provocou desentendimentos, indignação e revolta entre correligionários e partidos políticos ligados a Erasmo Dias e a Conceição Tavares, bem como descontentamento da população pela constante instabilidade nos destinos do município.

Não foi apenas uma vez que o município amanheceu tendo como o prefeito Erasmo Dias assumindo o poder executivo, semanas depois , Conceição Tavares era reconduzida ao cargo. Em um desses episódios foi necessário até a presença da força policial para impedir que os defensores dos dois grupos políticos invadissem a prefeitura de Traipu.

Agora, com a nova decisão Erasmo Dias, senta novamente na cadeira da prefeitura de Traipu. Nessa novela da vida real, só resta esperar os próximos capítulos.

Traipu 

Traipu é um município que fica localizado às margens do Rio São Francisco, entre o Agreste e o Sertão alagoanos e tem uma população de 27. 648 habitantes, de acordo com o último censo do IBGE , realizado em 2014. O funcionalismo público é a principal fonte de renda . Um município com uma natureza privilegiada, infelizmente não teve muito êxito no desenvolvimento social, político e econômico da região.

Traipu  é referência nacional como um dos municípios com um dos piores  Indices  de Desenvolvimento Humano (IDH).  O ultimo IDH registrado no município foi em 2010 :  0,532, considerado baixo. 

No cálculo do IDH são computados os seguintes fatores: educação (anos médios de estudos), longevidade (expectativa de vida da população) e Produto Interno Bruto per capita.