Sertão

Fotos de ?Téo? tiradas dentro do necrotério do Hospital Antenor Serpa causam revolta

Por Redação com Radar 89 29/06/2015 17h05
Fotos de ?Téo? tiradas dentro do necrotério do Hospital Antenor Serpa causam revolta
- Foto: Foto: Radar 89

Delmiro foi surpreendido na madrugada deste domingo com a morte de José Marcelo Caldas Agra, 42 anos, mais conhecido como “Téo do Vitória” que foi morto com cinco tiros de arma de fogo, na madrugada deste domingo (28), dentro de um bar no centro da cidade de Delmiro Gouveia. O fato que começou a dividir opiniões, foram as fotos tiradas de dentro do necrotério do hospital Antenor Serpa.

Nas redes sociais, a reação de grande parte dos usuários foi bastante negativa.

A internauta Bruna Malta questionou: “Postar foto de famoso não pode! Mas “inundar” um site com fotos do rapaz desconhecido, pode! Quanta hipocrisia! ”

Jaciel Cardoso também expressou revolta diante dos fatos:

“Falaram tanto da clínica onde filmaram a autópsia do Cristiano Araújo! Que aconteceu em Delmiro Gouveia, invadiram o necrotério do hospital, e tiram foto do Senhor que foi assassinado ontem, e como se não bastasse ainda levantam camisa da vítima para fotografar as perfurações de bala! Aí eu pergunto: para que isso? O que isso agrega aos leitores? Por que a impressa é tão violentamente criminosa com a vítima e seus familiares no que diz respeito a imagens? O problema é que querem mostrar aos empresários que seus sites têm muito acesso! Para fazer propaganda! As famílias devem entrar na justiça e solicitar indenizações só assim eles se penalizarão e tomarão vergonha na cara! Essas ienas imundas despreparados! ”

A morte do cantor Cristiano Araújo marcou a semana, e acendeu o debate sobre o direito a preservação da imagem do ser humano, mesmo morto.

Poucas horas após a morte de Cristiano Araújo ser confirmada, começaram a circular fotos e vídeos relacionados ao acidente que vitimou o cantor e namorada, Allana Morais. Esse material foi compartilhado rapidamente pelas redes sociais e no comunicador instantâneo WhatsApp. Porém, o pior ainda estava por vir. Após o cantor ser levado para autópsia e preparação do corpo na funerária, novas fotos e vídeos trouxeram imagens chocantes do corpo do sertanejo antes e depois de ser maquiado e até mesmo com a região abdominal aberta.

Justiça

Pouca gente sabe, porém, é que é ilícito produzir e repassar material desse tipo.

Segundo a advogada Cristina Sleiman, mesmo morto, o humano tem direito à preservação da imagem.
Para o advogado Rafael David Filipe, o ato de compartilhar as fotos se acompanhado de comentários depreciativos pode caracterizar crime contra o respeito aos mortos.

— Cabe reparação por lesão à imagem, intimidade e privacidade ao corpo do morto e direito da dignidade do ser humano.

Rafael David ainda acrescenta que: “Quem compartilha responde na área cível, por lesão à imagem e por crime contra o respeito aos mortos, desde que venha acompanhado de comentários depreciativos. ”

A direção do Hospital ainda não se posicionou sobre o caso.