Polícia

Diocese de Penedo anuncia medidas emergenciais para conter criminalidade em Igrejas

Por 7 Segundos 24/07/2015 15h03
Diocese de Penedo anuncia medidas emergenciais para conter criminalidade em Igrejas
- Foto: Assessoria

O Bispo Diocesano de Penedo, Dom Valério Breda, concedeu uma entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (24), na casa paroquial da Concatedral de Nossa Senhora do Bom Conselho, no centro de Arapiraca, para tratar dos constantes roubos em Igrejas católicas do Estado.

De acordo com o bispo diocesano,pelo menos 13 casas paroquiais foram invadidas nos últimos meses, sendo que nas cidades do Pilar, Anadia e Boca da Mata, os párocos foram agredidos.

Na oportunidade o bispo anunciou algumas medidas emergenciais, como a proibição dos padres guardarem dinheiro ou objetos de valor nas casas paroquiais. Além disso, equipamentos de segurança devem ser instalados. Os vizinhos as igrejas também devem ser orientados para saber como agir quando perceberem situações estranhas.

“As pessoas estão com medo. Nossas igrejas estão sendo alvo dessa violência e, por conta disso, determinei que os padres ligados à Diocese de Penedo não guardem mais recursos financeiros e objetos de valor dentro das igrejas”, salientou o bispo, solicitando o apoio da sociedade e das autoridades.

“Guardar dinheiro chama a atenção dos bandidos, que veem a oportunidade em praticar atos covardes contra os nossos religiosos”, disse o bispo.

Além do responsável pela Diocese de Penedo, também estiveram presentes na reunião o Comandante de Área, Capitão Wilson Dias, o Comandante do 3° Batalhão de Polícia Militar (3° BPM), Tenente Coronel Weelington Bittencourt, o Secretário Estadual da Paz Jardel Aderico, o Deputado Federal Givaldo Carimbão e a Prefeita de Arapiraca Célia Rocha.

O Coronel Wilson Dias destacou que apesar das dificuldades da PM quanto ao contingente, vai procurar auxiliar na segurança das igrejas. A prefeita Celia Rocha, por sua vez, prometeu apoiar cedendo homens da guarda patrimonial e vendo a questão da iluminação pública nas ruas próximas as Igrejas.

No encontro também foram abordadas algumas situações registradas em Arapiraca, como roubo de moto no entorno da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, no bairro Caititus, e mudanças nos horários de celebração para garantir a segurança dia fiéis, como aconteceu no Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no bairro Primavera.