Arapiraca

Vagas exclusivas para idosos e deficientes físicos são ignoradas por motoristas

Por 7 Segundos 16/08/2015 11h11
Vagas exclusivas para idosos e deficientes físicos são ignoradas por motoristas
- Foto: Reprodução

Depender de vagas exclusivas para deficientes em Arapiraca é bastante complicado. Apesar de serem bastante frequentes, principalmente no centro da cidade e em grandes estabelecimentos comerciais, a falta de educação de alguns motoristas faz com que esse tipo de infração se torne corriqueiro.

Só no centro comercial de Arapiraca são mais de 20 vagas de estacionamento exclusivas para idosos e deficientes físicos, mas basta percorrer por algumas ruas para identificar veículos de pessoas que não se encaixam como 'merecedoras' da vaga estacionados em local proibido.

Quem precisa, reclama

A dona de casa Rita de Cássia, de 50 anos, pode não ter deficiência ou não ser idosa, mas é a responsável por levar sua mãe, que sofre de mal de Alzheimer, para todos os lugares. Ela reclama que raramente encontra vagas disponíveis para estacionar.

"Há cerca de cinco anos eu tomo conta da minha mãe, que está beirando os 90 anos, para médicos e demais lugares. O problema é que em todo esse tempo, foram poucas as vezes em que consegui estacionar em vagas exclusivas para pessoas idosas porque estão quase sempre ocupadas", disse dona de casa.

Maria Luiza já chegou a fazer barraco por causa de uma vaga. "Minha mãe só consegue se locomover com a ajuda de um 'andador' e as vagas destinadas geralmente ficam mais perto das portas de entrada dos estabelecimentos e consultórios médicos, o que facilita a caminhada. Lembro de uma vez em que tive que atravessar o estacionamento inteiro para conseguir entrar em um hospital de Maceió e ao chegar na porta uma homem de vinte e poucos anos saiu e entrou em um carro estacionado na vaga que deveria ser da minha mãe. Comecei a gritar com ele e deipois caí no choro de tanta raiva que eu senti", relatou.

Lei

As Leis 10.098/00 e 10.741/03, sancionadas pelos então presidentes Fernando Henrique Cardoso (2000) e Luiz Inácio Lula da silva (2003), trouxeram um pouco de luz aos problemas enfrentados pelos brasileiros portadores de deficiências físicas e maiores de 60 anos, pois estabelecem normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade.

Cadastro para vagas exclusivas

Em Arapiraca, o cadastramento de idosos e deficientes físicos pode ser feito na sede da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) ou nas associações de idosos e deficientes físicos de Arapiraca. Basta apresentar documentação exigida, preencher formulário e, depois, obter o cartão especial.

É necessário apresentar documentos original e cópia da Carteira de Identidade ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH); do comprovante de residência, no município de Arapiraca, em nome do requerente e formulário preenchido e assinado da solicitação de Credencial para Estacionamento Especial.

Além da documentação exigida, os deficientes físicos precisam apresentar o atestado médico com CID (Código Internacional de Doenças), no prazo máximo de seis meses.

A Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Arapiraca (AAPIAR) fica na Rua Estudante Joseane de Lima, 85, cacimbas. Já a Associação dos Deficientes Físicos e Mentais de Arapiraca (ADFIMA) fica na Rua Camilo Collier, 388, no bairro Primavera.

A sede da SMTT fica na Rua Minervina Franciscana da Conceição, 900, no bairro Itapoã e outras informações podem ser adquiridas pelo telefone 3522-3226. 

Redes Sociais

Pensando nisso, o Canal Boom, no Youtube, elaborou uma pegadinha que deu o que falar nas redes sociais. Assista abaixo: