Baixo São Francisco

Workshop em Penedo discute problemas no Baixo São Francisco

Por Redação com assessoria 29/08/2015 11h11
Workshop em Penedo discute problemas no Baixo São Francisco
- Foto: @j.a.r.d.e.l

Com o objetivo de discutir os múltiplos usos na bacia do São Francisco e efeitos sobre o baixo curso do manancial, pesquisadores do programa de pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano (PPDRU) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizam em Penedo, a 7ª edição do Workshop Rio São Francisco: Cultura, Identidade e Desenvolvimento.

O evento terá início no domingo, 30, e será realizado nas dependências do Theatro Sete de Setembro, localizado no Centro de Penedo. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) é uma das entidades convidadas a participar da programação na segunda-feira, 31 de agosto.

Na Mesa Redonda I, intitulada “Comprometimento dos recursos naturais na bacia do São Francisco”, o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, será um dos participantes, enquanto o secretário-executivo do colegiado, Maciel Oliveira, mediará do debate. Também farão parte da mesa representantes de universidades envolvidas nas questões do Velho Chico e Secretaria de Meio Ambiente de Sergipe.

O evento é uma oportunidade para que gestores públicos, empresários, a sociedade civil, em seus variados segmentos, e o meio acadêmico reflitam sobre as atuais e futuras possibilidades de desenvolvimento socioeconômico, que podem ser prospectadas para os municípios que integram a região do Baixo São Francisco.

Paralelamente ao workshop, os organizadores também promoverão o III Encontro Ambiental e o I Seminário de Direito Ambiental. A programação, que começa no domingo, dia 30 de agosto, se estende até a terça-feira, dia 1º de setembro.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. A diversidade de representações e interesses torna o CBHSF uma das mais importantes experiências de gestão colegiada envolvendo Estado e sociedade no Brasil.