Alagoas

Bancos de Maceió podem ter caixas eletrônicos adptados para cadeirantes

Por Redação com assessoria 02/09/2015 09h09
Bancos de Maceió podem ter caixas eletrônicos adptados para cadeirantes
- Foto: ilustração

Os bancos de Maceió deverão ter caixas eletrônicos adaptados para cadeirantes, conforme projeto aprovado por unanimidade em segunda discussão nesta terça-feira (01), na Câmara Municipal. Segundo a autora da proposta, Vereadora Fátima Santiago (PP), a medida torna obrigatória a disponibilização de pelo menos um caixa eletrônico adaptado para cadeirantes, por agência da capital.

Os terminais deverão possuir tela e teclado em altura adequada, para a utilização de usuários de cadeira de rodas, além de prestar os mesmos serviços dos convencionais. E, caso não haja possibilidade de fazê-lo, a agência bancária deve disponibilizar mais de um caixa adaptado para contemplar todos os tipos de serviços.

Para a parlamentar, a importância da iniciativa está em garantir a inclusão social e a plena cidadania aos portadores de necessidades especiais. “Embora os avanços alcançados, nos últimos anos, tenham sido muitos, ainda assim, existem inúmeras dificuldades enfrentadas, principalmente pelos cadeirantes, devido à falta de acessibilidade”, destacou a vereadora.

Ainda segundo ela, a apresentação deste projeto de lei busca ampliar as adaptações existentes, para um melhor atendimento ao cadeirante. “Diariamente eles são submetidos a uma série de restrições no convívio social. São poucos os estabelecimentos que se lembram das pessoas com deficiência, ao programar serviços e, principalmente, ao planejar edificações. Consequentemente, os portadores são levados a uma sucessão de sacrifícios. Portanto, tornar os ambientes acessíveis possibilita que eles se tornem ainda mais independentes e autoconfiantes”, justificou.

O projeto segue agora para análise do Executivo Municipal, para a sanção ou veto da matéria.