Educação

Escola estadual tem trabalho selecionado para Mostra Nacional de Robótica

Por Redação com assessoria 04/10/2015 18h06
Escola estadual tem trabalho selecionado para Mostra Nacional de Robótica
Steffane e Clécio apresentam projeto de mão biônica - Foto: José Demétrio

Após realizarem o feito de construir um braço mecânico automatizado, estudantes da Escola Estadual Ana Lins, em São Miguel dos Campos, foram convidados para apresentar a invenção na invenção na Mostra Nacional de Robótica (MNR), que acontecerá de 28 de outubro a 1 de novembro, em Uberlândia-MG.

O projeto foi desenvolvido pelos alunos Clécio Soares dos Santos e Steffane Graziela da Silva em abril deste ano, durante a feira de ciência da escola (Proceal).

Amantes declarados das ciências e estimulados pelas participações em projetos de iniciação científica daquela unidade escolar, todos sob a orientação do professor de Física, Diogo Tiago dos Santos, os alunos explicaram que o interesse pelo tema surgiu enquanto folheavam um livro daquela disciplina, falando sobre os meios biônicos. Compartilharam o interesse pelo tema com os docentes, que os orientaram a buscar os materiais disponíveis no laboratório da escola.

“Encontramos dez kits lego para robótica completos, com revistas autoexplicativas. Imediatamente iniciamos nossa pesquisa. Seguindo as orientações, chegamos a este resultado, que foi o primeiro”, declarou Clécio Soares, declarando que a dupla terá novidades em breve.

Segundo o orientador dos alunos, além da apresentação prática, foram enviados os artigos produzidos a partir da pesquisa, para publicação nos anais do evento. 

Mostra - A MNR é considerada a maior mostra de trabalhos de Robótica do país, onde são expostos trabalhos nas diversas áreas do conhecimento, produzidos por alunos do ensino fundamental, médio, técnico, superior e pós-graduados, além de pesquisadores.