Capital

Polícia Civil desmantela organização criminosa

Por Redação com Ascom PC-AL 28/10/2015 14h02
Polícia Civil desmantela organização criminosa
Integrantes da quadrilha foram apresentados na sede da Deic (Foto: ASCOM/PC)

A Polícia Civil desmantelou uma organização criminosa que vinha atuando em Alagoas, no roubo e adulteração de veículos, tráfico de drogas e roubo a residências e estabelecimentos comerciais, entre outros crimes. O grupo foi apresentado pelo delegado Ronilson Medeiros, na manhã desta quarta-feira (28), em entrevista coletiva, na sede da Deic (Divisão Especial de Investigação e Capturas), no bairro da Santa Amélia.

De acordo com o delegado, a quadrilha era liderada de dentro do sistema prisional (Presídio Baldomero Cavalcante) pelo detento Cícero Ferreira da Silva, 40 anos, conhecido como

“Barão”, que está preso desde abril do ano passado, acusado de homicídio.
Outras seis pessoas foram presas, suspeitas de integrar o grupo, sendo identificadas como: Érica Carla Santos da Silva, 23 anos, e José Bruno Ferreira da Silva, 20 anos, respectivamente, mulher e filho de “Barão”; Thiago Carvalho Rodrigues, 29 anos, despachante do Detran; Samuel Teodósio dos Santos, 23 anos, conhecido como “Gaspar”; João Virgínio dos Santos Neto, 26 anos, e Elias da Rocha Santos, ex-reeducando que saiu recentemente do sistema prisional, onde respondia por um duplo-homicídio, ocorrido na cidade de Olho D’Água das Flores, no Sertão alagoano.

As investigações da Deic sobre a atuação da quadrilha já duravam fazia quatro meses. Na terça-feira (27), o despachante Thiago, Samuel, José Bruno e João Virgínio foram presos, no Detran, quando tentavam “esquentar” uma camioneta Amarok, que haviam roubado no sábado (24), na cidade de Arapiraca.

Nesse mesmo dia, os quatro homens, armados, se passaram por policiais, invadiram e assaltaram uma residência situada no Povoado Camadanta, na zona rural do município de Limoeiro de Anadia, levando R$ 1.200,00, e um aparelho celular, depois de manterem os moradores sob a mira de armas. Eles também roubaram um mercadinho em Anadia.

Érica e o filho de “Barão” foram presos na cidade de Anadia, onde moravam. A ação policial teve a participação de integrantes do Núcleo de Inteligência (NI), Tático Integrado de Grupamentos de Resgates Especiais (Tigre) e da Seção de Capturas, da Deic.

Com as prisões, a polícia conseguiu evitar um sequestro que estava sendo tramado pelo bando. A vítima, um empresário da cidade de Rio Largo, seria sequestrada ainda esta semana. O crime, a mando de “Barão”, era articulado pelo ex-reeducando Elias da Rocha, o mais novo integrante da quadrilha, juntamente com os demais integrantes da quadrilha.

Os policiais civis conseguiram apreender com o grupo: a camioneta Amarok, dois automóveis de marcas Astra e Fiat Palio, duas motocicletas, dois revólveres, munições de calibres 38, .40 e 380, balança de precisão, cocaína, maconha, aparelhos de televisão, celulares, e placas dublê – supostamente utilizadas para “esquentar” carros roubados.

O grupo está sendo indiciado por organização criminosa, tráfico e associação para o tráfico de drogas, porte ilegal de arma, além de roubo e adulteração de veículos.