Alagoas

Moradores de Junqueiro recebem as escrituras de suas casas

Por Redação com TJ/AL 29/10/2015 18h06
Moradores de Junqueiro recebem as escrituras de suas casas
Solenidade foi realizada no Clube Recreativo Junqueirense, localizado no centro da cidade

 “Só nas palavras a casa era minha. Agora tenho o maior prazer de dizer que ela é minha de verdade", afirmou o aposentado José Soares, de 70 anos, referindo-se à documentação do imóvel que recebeu, nesta quinta-feira (29), em Junqueiro, por meio do Moradia Legal II. Ele contou que mora há mais de 20 anos na propriedade e que só com a parceria entre o Judiciário, a Associação de Notários e Registradores de Alagoas (Anoreg/AL) e a prefeitura pôde realizar o sonho de regularizar sua casa.

      Além de José Soares, mais 420 moradores do município foram beneficiados pelo programa. O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas, explicou à população a importância do registro de seus imóveis e agradeceu o empenho da Prefeitura e do cartório local no processo de regularização.

      "Agora vocês vão poder dizer que a propriedade é de fato de vocês. Isso nos anima muito porque é uma forma de fazer o Poder Judiciário se aproximar da sociedade", disse.

      O juiz Carlos Cavalcanti, presidente da Comissão de Implementação do Moradia Legal II, também falou sobre o intuito do programa. "Visa garantir o título de propriedade de áreas que são habitadas de forma pacífica há mais de cinco anos, trazendo segurança para a família e valorização do imóvel", explicou.

      O prefeito de Junqueiro, Fernando Soares Pereira, destacou que a medida traz benefícios tanto para os moradores quanto para a organização do município e agradeceu a iniciativa do Poder Judiciário. Fernando Pereira também comentou que estabeleceu uma meta com sua equipe de trabalho para que, em abril de 2016, mais 1.000 moradores sejam contemplados com o programa do Judiciário.

Casada há oito anos e mãe de um menino de um ano e oito meses, a dona de casa Aparecida Alves dos Santos, 28 anos, também falou da emoção de receber a escritura da casa em que mora. "Uma coisa que você tem como comprovar que é seu de verdade. Antes só dizia que era meu, agora tenho um documento dizendo isso".

      “É uma alegria muito grande para nós, munícipes de Junqueiro, porque no momento de dificuldade em que se encontra o Brasil, o TJ/AL abre essa porta para que a gente possa trazer benefício para a nossa população, de forma que as pessoas vêm com felicidade receber suas escrituras”, disse o chefe do município.

      Ao todo, mais de 1.400 famílias foram beneficiadas com o programa somente neste ano. O presidente Washington Luiz lembrou que o cronograma do Moradia Legal II está sendo cumprido dentro do previsto e falou da satisfação de colocá-lo em prática em todo o estado de Alagoas.

      “A cada dia que passa o programa está avançando. Nós já temos quase 70 municípios conveniados com o Poder Judiciário e com a Anoreg. Em todas as entregas percebemos as pessoas muito satisfeitas e é assim que nós estamos efetivamente nos aproximando da sociedade. O semblante das pessoas demonstra a satisfação e o contentamento e nos dá certeza de que estamos no caminho certo”, afirmou o presidente.