Oportunidades

Semas abre 180 vagas para cursos gratuitos do Pronatec

Por Redação com Ascom Semas 09/11/2015 21h09
Semas abre 180 vagas para cursos gratuitos do Pronatec
- Foto: Ascom Semas

Estão abertas inscrições para as 180 vagas de cursos profissionalizantes gratuitos. Jovens inseridos no Cadastro Único para programas sociais podem se candidatar. A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) informa que as matrículas serão realizadas nesta quarta-feira (11).

Ao todo, estão sendo ofertadas vagas para seis cursos: Garçom, Vendedor, Mecânico de Motos, Camareira em meio de hospedagem, Auxiliar Administrativo e Auxiliar de Supermercado. As aulas serão ministradas pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal) através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Brasil Sem Miséria.

As matrículas serão realizadas no dia 11 de novembro, das 8h às 13h e de 14h às 17h, no Campus Ifal Maceió – localizado na Rua Mizael Domingues, 75, Centro. Há vagas para turnos manhã e tarde.

Para se matricular, o interessado precisa ter idade entre 14 e 24 anos, estar inscrito no Cadastro Único para programas sociais (independente de ser beneficiário do Programa Bolsa Família) e estar cursando o ensino regular. Além disso, o jovem precisa apresentar original e cópia da Certidão de Nascimento, RG e CPF, Número de Identificação Social (NIS), comprovante de residência e comprovante de escolaridade. Menores de idade devem apresentar a documentação dos responsáveis.

“Estaremos com a equipe da Semas realizando esta matrícula junto com o Ifal. É uma excelente oportunidade para os jovens se capacitarem e terem mais oportunidade no mercado de trabalho. Todos os cursos são gratuitos e os alunos contam com material didático e ajuda de custo”, destacou a secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha.
Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é uma ação de formação profissional voltada para inscritos no Cadastro Único com o objetivo de ampliar as suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho por meio da oferta de cursos de formação inicial e continuada (FIC). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (82) 3315-9632.