Agreste

Traipu vai ganhar cinco novos poços artesianos

Por Redação com Ascom Traipu 11/11/2015 14h02
Traipu vai ganhar cinco novos poços artesianos

A população de Traipu vai ganhar novos poços artesianos. A prefeita Conceição Tavares conseguiu, através do Governo do Estado, maquinário para abertura de cinco poços na zona rural. A partir de janeiro, o município também vai receber os programas Água Para Todos e Água Doce.

Os povoados que vão receber novos poços artesianos serão escolhidos após análise técnica da Prefeitura de Traipu. De acordo com a prefeita Conceição Tavares, o objetivo é maximizar a distribuição de água no município. “Esse ano, já conseguimos abrir poços em Santa Cruz e Areias, agora vamos levar água para outras regiões de Traipu”, comemora a prefeita.

O maquinário necessário para a perfuração dos poços foi garantido nesta terça-feira (10) pelo governador Renan Filho e pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, em encontro realizado no município de Feira Grande. “O governador e o secretário viram nosso trabalho e disseram que vão dar o apoio necessário para a abertura de mais poços ”, destaca a prefeita Conceição.

Além dos novos poços artesianos, a Prefeitura de Traipu também conseguiu a volta dos programas Água Para Todos e Água Doce. “Esses programas já estão garantidos para os povoados de Olho d’Água do Campo, Vila São José e Lagoinha, para o Sítio Quixaba e para o Assentamento Marcação. Em todos eles também será feita limpeza de nascentes e poços”, lembra Francival Basílio, secretário municipal de Meio Ambiente. No dia 20 deste mês, o secretário Alexandre Ayres visita Traipu para avaliar os trabalhos feitos no município.

Através do programa Água Doce, serão comprados e instalados dessalinizadores, um tipo de filtro que transforma a água salobra em água potável. Já o Água Para Todos faz a canalização dos povoados, levando água própria para consumo diretamente para a casa dos moradores. “As empresas já fizeram levantamento topográfico, cadastraram a população e em janeiro começa a funcionar, efetivamente. No Sítio Belo Horizonte esse trabalho já foi feito e a água começa a chegar nos próximos dias”, afirma Francival.