Arapiraca

Seprev lança campanha de controle de bebidas alcoólicas em Arapiraca

Por Redação com Agência Alagoas 11/11/2015 15h03
Seprev lança campanha de controle de bebidas alcoólicas em Arapiraca
Aproximadamente 80% de jovens já tiveram contato com álcool, Estado está de olho neste segmento. (Foto: Divulgação)

As bebidas alcoólicas e outras drogas são fatores de risco que deixam crianças e adolescentes cada vez mais vulneráveis a todo tipo de perigo. Estatísticas mostram que, em Alagoas, 80% dos jovens já consumiram algum tipo de bebida alcoólica. De olho nisso, a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) lança, nesta sexta-feira (13), em Arapiraca, a Campanha de Controle de Bebidas Alcoólicas para Crianças e Adolescentes. O evento acontece às 10h, na Praça Luiz Pereira Lima, antiga Praça da Prefeitura.

O município será o primeiro a receber a campanha no interior de Alagoas desde que foi lançada em Maceió, em setembro último. A expansão atende aos objetivos do Planejamento de Ações Estratégicas do Estado, que integra o Plano 2015, municipalizando os trabalhos do Governo.

Durante a manhã, a solenidade de lançamento vai contar com a presença do secretário de Estado de Prevenção à Violência, Jardel Aderico, da prefeita de Arapiraca, Célia Rocha, e outras autoridades.

À tarde, a campanha segue com distribuição de panfletos informativos em bares e restaurantes, conscientizando os donos de estabelecimentos e a população sobre a lei que proíbe a venda, a oferta, o fornecimento e a permissão de ingestão de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes.

As ações continuam à noite, quando haverá um trabalho de conscientização em casas noturnas da cidade. Conforme a nova legislação, que vale também para eventos, o comerciante é obrigado a pedir documento de identificação para realizar a venda ou deixar que o produto seja consumido no local.

A medida tem como objetivo evitar que adolescentes tenham acesso a bebidas alcoólicas. Na lei anterior, o bar respondia apenas por contravenção penal. O proprietário sofria uma advertência e pagava multa. Agora, corre o risco de pegar de dois a quatro anos de cadeia.