Alagoas

Sesau alerta municípios sobre o fim do prazo para prestação de contas de programa

Por Redação com Ascom Sesau 11/11/2015 18h06
Sesau alerta municípios sobre o fim do prazo para prestação de contas de programa
Municípios devem alimentar o sistema Simec para garantir a continuidade dos recursos. - Foto: Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) alerta os gestores municipais sobre o fim do prazo para a atualização do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec), responsável pelo registro de ações do Programa Saúde na Escola (PSE). De acordo com o governo federal, os municípios têm até dia 30 de novembro para alimentarem o sistema, prestando contas das ações realizadas, sob pena de serem penalizados com o corte dos recursos.

 

De acordo com o responsável técnico pelo PSE em Alagoas, Eloy Yanes, o programa está presente em todos os 102 municípios alagoanos e atua com a proposta de auxiliar na formação dos estudantes, através de ações de promoção, prevenção de doenças, agravos e atenção à saúde. O PSE atua em parceria com as esferas administrativas, municipal, estadual e federal, sempre com alunos da Rede Pública de Ensino.

 

“O PSE tem sido considerado uma iniciativa de bastante êxito e tem contribuído para a promoção da saúde e bem estar de milhares de alunos de Alagoas. É necessário que todas as cidades cumpram os prazos estabelecidos, garantindo a continuidade do programa”, salientou Eloy.

 

PSE - O Programa Saúde na Escola, política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007, com políticas voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira que se unem para promover saúde e educação integral. A articulação entre Escola e Rede Básica de Saúde é à base do PSE, uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.