Alagoas

Médicos reclamam da falta de pagamento de prefeituras

Por 7 Segundos 12/11/2015 07h07
Médicos reclamam da falta de pagamento de prefeituras
Prefeitura de Santana do Ipanema - Foto: Internet

Salários atrasados e em alguns casos sem receber os vencimentos. Essa é a realidade de médicos que trabalham nas prefeituras de cidades de Alagoas.

A denúncia chegou à Redação do 7 Segundos por meio de uma médica, que pediu para não ser identificada para não receber retaliação da prefeitura em que trabalha.

Ela disse que já ficou três meses sem receber o salário e que a situação está ficando insustentável.

Sem informação

Segundo a médica, os profissionais da saúde ligam para os secretários de Saúde e até para os prefeitos e eles não atendem e nem retornam as ligações.

"Quando a gente liga para obter informação do pagamento eles identificam nosso número e não atendem a ligação", denunciou.

Ela citou as prefeitura das cidades de Santana do Ipanema, Estrela de Alagoas, no Sertão, e a Prefeitura de Girau do Ponciano, no Agreste do estado.

Segundo a médica, que terá o nome preservado nesta reportagem, a Prefeitura de Estrela de Alagoas mantém essa prática de atrasar os salários dos médicos em mais de dois meses.

Ela disse que a Prefeitura de Santana do Ipanema pagou, em novembro, o salário de setembro e o de outubro não tem previsão ainda.

"Deve haver uma reunião no dia 18 desse mês para resolver essa situação", disse a médica.

Outra denúncia é a de que os médicos cubanos, que trabalham pelo programa federal Mais Médicos estão recebendo o salário em dia. Já os médicos brasileiros não.

"Por que será que existe essa discriminação ou será que é para não ter problemas com o governo federal que repassa a verba?", questionou a profissional.

Associação Médica

O caso da falta de pagamento dos médicos pelas prefeituras alagoanas já chegou ao Sindicado dos Médicos do Estado de Alagoas (Sinmed/AL).

O 7 Segundos entrou em contato com o sindicato e conversou com a advogada da entidade, Maria Gorete Araújo. Ela confirmou a situação da falta de pagamentos, mas disse que a situação está sendo resolvida.

Com relação à Prefeitura de Santana do Ipanema, a advogada do Sinmed disse que o pagamento não foi feito devido a um erro no número do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) da empresa terceirizada que presta serviço à prefeitura municipal.

"Com o erro do CNPJ a Secretaria de Estado da Saúde ficou impedida de repassar a verba para o pagamento dos médicos, mas a secretária estadual de Saúde, Rosângela Wyszomirska, confirmou que a situação está regularizada e o pagamento será feito", afirmou Gorete Araújo.

A advogada do Sinmed ressaltou que o sindicato está orientando os médicos de Alagoas a seguirem a Resolução do CRM (Conselho Regional de Medicina), que determina um preaviso de 30 dias, caso ele não receba o salário para, em seugida, informar à prefeitura que está afastado do trabalho.

"Essa medida assegura ao médico o direito de entrar na Justiça e garantir o recebimento dos seus rendimentos", afirmou Gorete Araújo.