Arapiraca

Juiz nega arquivamento de inquérito que investiga morte de agricultor

Por Redação com TJ/ AL 18/11/2015 16h04
Juiz nega arquivamento de inquérito que investiga morte de agricultor
Decisão é do juiz Nelson Fernando de Medeiros Martins.

 O juiz Nelson Fernando de Medeiros Martins, da Vara de Coruripe, negou o pedido de arquivamento do inquérito policial que investiga a morte do agricultor José Antônio da Silva, que teria sido atropelado por um caminhão em um canavial, no dia 30 de outubro de 2013, no município.

      O arquivamento foi solicitado pelo Ministério Público de Alagoas (MP/AL), sob alegação de que o motorista do veículo não teria agido com imperícia, imprudência ou negligência. Esse, no entanto, não foi o entendimento do magistrado Nelson Martins.

      “Receio que o arquivamento deste inquérito seja precipitado, apesar de respeitar a independência funcional do promotor de justiça. Pelos fatos narrados, o atropelamento se deu em uma lavoura de cana-de-açúcar, mas ocorre que a investigação não se preocupou em saber, por exemplo, o que a vítima estaria fazendo naquele local. Parece-me que se trata de trabalhador rural e, se for esse o caso, o dever de cuidado objetivo do operador do caminhão é peculiar”, fundamentou.

      A decisão final, entretanto, será do chefe do Ministério Público, procurador-geral Sérgio Rocha Cavalcanti Jucá, que pode arquivar o inquérito ou solicitar novas investigações às autoridades policiais.

      O magistrado determinou ainda que o Ministério Público do Trabalho em Alagoas seja notificado, para que apure se o acidente ocorreu por violações nas normas de segurança do trabalho.