Alagoas

Cultura quilombola encanta professora inglesa em festividades na Serra da Barriga

Por Redação com Agência Alagoas 22/11/2015 17h05
Cultura quilombola encanta professora inglesa em festividades na Serra da Barriga
Professora inglesa Joanne Harpham posa com quilombola e conhece aspectos da expressão cultural negra. Ela disse estar encantada com a história e a luta de Zumbi dos Palmares

Rodas de capoeira, exposições de artesanatos ao ar livre e múltiplas representações religiosas e culturais afro-descendentes povoaram e abrilhantaram a Serra da Barriga, em União dos Palmares, nesta sexta 20, feriado da Consciência Negra.O clima de festa e luta permanente por reconhecimento e igualdade de direitos envolveu a todos, inclusive os visitantes, que vieram de diversas partes do país e do exterior, dentre eles a professora inglesa Joanne Harpham que visita a Alagoas em programa de intercâmbio.

Declarando-se encantada com a história e a luta de Zumbi dos Palmares, ela aproveita a visita para conhecer um pouco mais da cultura e crenças deste povo. “A história é muito bela e interessante. Compartilharei com meus alunos este momento aqui vivido”, assegurou.

Para a gerente da 7ª Gerência Regional de Educação, Elisabete Silva Ferreira de Melo, a festa representa um marco histórico para o município e para o estado, informando que a data integra o calendário escolar nas unidades daquela Regional.

“É a vivência da nossa história, da origem, da luta, por reconhecimento e direitos iguais. E ela não parou, é contínua. Por isto está inclusa na organização pedagógica e no calendário da Regional. Durante este mês, inúmeras atividades foram desenvolvidas. Receber a professora traz ainda mais valor, reconhecendo o trabalho desenvolvido na Escola Estadual Manoel de Matos”, frisou.

Experiências

De acordo com a professora Quinor Vicente, que desenvolve um trabalho voluntário na Escola Estadual Manoel de Matos, em Santana do Mundaú, e também por acompanhar a professora inglesa em sua visita ao estado, a expectativa é que haja uma rica troca de vivências. 

 “Eles também passaram por guerra em busca de terra, visando também à garantia de espaço. Será uma rica troca, de conhecimentos e de experiências, pedagógicas e culturais, visando respeito e valorização das próprias identidades, a nossa e a do próximo”, declarou

Após ser recebida pelo secretário de estado da Educação, Luciano Barbosa, em seu gabinete, nesta sexta 19, e da participação neste evento comemorativo, a próxima atividade da visitante inglesa está marcada para segunda-feira 23, na Escola Manoel de Matos, onde terá um dia inteiro de atividades pedagógicas. A professora ficará em Alagoas até o dia 28, onde visitará outras unidades escolares e dia 29 retorna à Inglaterra.