Arapiraca

Mulheres radiosas são homenageadas em Arapiraca

Por Redação com assessoria 11/12/2015 13h01
Mulheres radiosas são homenageadas em Arapiraca
- Foto: Assessoria

Foi uma noite radiante e histórica. Solenidade concorrida, que lotou o auditório da Escola de Governo, na noite desta quinta-feira (10), para as homenagens a seis mulheres empreendedoras reconhecidas pelo projeto "Estrela Radiosa - Mulher, beleza que irradia".

O reconhecimento da Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, às senhoras Dagmar Cunha Cajueiro (médica); Ana Cavalcante Lima (empresária); Gilvânia Barros (politica); Cristália Maurício Lira - dona Nena (comerciante); Maria Clotildes de Albuquerque Mendes (médica) e Deusdeth Barbosa da Silva (professora).

O vice-prefeito Yale Fernandes (PMDB) representou a prefeita Célia Rocha (PTB) e a enalteceu em seu pronunciamento por também se destacar entre as desbravadoras que contribuíram com o desenvolvimento econômico e social de Arapiraca.

Antes do pronunciamento, Yale Fernandes entregou uma orquídea, considerada a flor mais linda do mundo, à secretária de Políticas para as Mulheres, Hyseth de Fátima Santos, que teve a iniciativa de homenagear essas senhoras ilustres com a aprovação unânime do Conselho da Mulher de Arapiraca.

Uma composição de assentos foi formada pela vereadora Professora Graça, o procurador de Justiça Geraldo Magela, o defensor Público André Chalub, a representante do Conselho da Mulher, Cláudia Lany, além do vice-prefeito e a secretária da Mulher.

Todos falaram sobre a vida de casa uma das homenageadas e exaltaram suas conquistas na vida pessoal e profissional, como também enalteceram o que elas fizeram pelo desenvolvimento de Arapiraca.

Yale Fernandes declarou em nome da prefeita Célia Rocha o potencial que as mulheres proporcionaram ao município desde a década de 1960, quando elas começaram a trabalhar numa terra próspera chamada Arapiraca.

"As senhoras são estrelas bonitas que brilham nos céus de Arapiraca e são valiosas para a nossa terra, que deve muito a todas vocês pelo trabalho realizado com ética, dedicação e amor ao próximo", ressaltou Yale Fernandes.

Direitos Humanos

A secretária Hyseth Santos destacou o reconhecimento do projeto "Estrela Radiosa" pela prefeita Célia Rocha e pelo Conselho da Mulher. 

"Estou emocionada porque esta homenagem acontece justamente no Dia Internacional dos Direitos Humanos. E o brilho dessa noite só se compara ao dessas mulheres radiosas por natureza”, exaltou Hyseth Santos.

O procurador de Justiça, Geraldo Magela, demonstrou orgulho em poder falar sobre cada uma das seis homenageadas e lembrou também dos desbravamentos da médica e deputada Ceci Cunha (in memória) e da prefeita Célia Rocha.

"Todo homem é pequeno diante da dimensão que elas são", poetizou Magela. 

O defensor público André Chalub destacou o trabalho da Secretaria da Mulher em ter tirado Arapiraca do quinto lugar de homicídios de mulheres do Mapa da Violência para a 146ª posição do ranking nacional.

Placas e flores

As seis mulheres receberam das mãos do vice-prefeito Yale Fernandes e das demais autoridades que compuseram os assentos uma placa de agradecimento com a seguinte dedicatória: 

"A prefeita Célia Rocha, o vice-prefeito Yale Fernandes e a secretária de Políticas para as Mulheres, Hyseth Santos homenageiam você mulher, determinada, trabalhadora e confiante, que constrói suas próprias estratégias e cumpre com dignidade e honradez às imposições colocadas pelo destino em seus caminhos. Arapiraca, 10 de dezembro de 2015".

Em cada entrega de placa a cada uma das homenageadas, a secretária Hyseth Santos ofereceu um buquê de rosas, simbolizando o sentimento de carinho a elas.

Três das homenageadas se pronunciaram na tribuna e agradeceram a homenagem. E as demais agradeceram por meio de um membro da família que reconheceu a demonstração de carinho e consideração da Prefeitura de Arapiraca.

A leitura da biografia de cada uma das homenageadas foi um momento marcante da solenidade. A plateia, encantada com o histórico de vida das mulheres radiosas, aplaudia entusiasmadamente com o calor dos amigos e familiares que compareceram à noite do projeto “Estrela Radiosa".

A cantora Cláudia Santos e o tecladista Flávio Malta foram responsáveis pela execução dos hinos de Alagoas e de Arapiraca, no início da solenidade que marcou o Dia Internacional dos Direitos Humanos na vida de cada um presente ao evento.