Agreste

Projeto Bandeira Científica beneficia milhares de pessoas

Por 7 Segundos com assessoria 12/12/2015 11h11
Projeto Bandeira Científica  beneficia milhares de pessoas
- Foto: Assessoria

Até o próximo dia 18, o município de Limoeiro de Anadia estará recebendo as ações do Projeto Bandeira Científica, uma extensão universitária da Universidade de São Paulo (USP).

São mais de duzentas pessoas, entre acadêmicos, professores e profissionais de diversas áreas, que estarão realizando intervenções médicas, odontológicas, psicológicas, nutricionais, de fisioterapia e ainda oferecendo exames laboratoriais, testes oftalmológicos, entre outros, beneficiando gratuitamente milhares de pessoas.

A cada ano uma cidade brasileira é escolhida para abrigar a expedição, que tem caráter interprofissional e assistencialista, que inclui mais de onze cursos daquela instituição. Os critérios para a escolha do município são baseados no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que deve estar entre 0,5 e 0,7; cobertura do PSF maior que 50% e população entre 20 mil e 60 mil habitantes.

Além de beneficiar pessoas de comunidades carentes, o projeto destaca-se pela experiência que proporciona aos seus integrantes. Os estudantes têm a oportunidade de ver, na prática, o que aprendem na faculdade.

Todo atendimento médico é supervisionado e os estudantes são acompanhados por profissionais – chamados de discutidores – que os orientam, transmitem a conduta, debatem sobre os procedimentos e os remédios a serem administrados, conversam com o paciente na presença do aluno e esclarecem dúvidas.

Na manhã da última quarta-feira (9), o prefeito Marlan Ferreira esteve reunido com líderes do projeto e depois foi até o alojamento, onde deu as boas vindas ao grupo. “O município recebe vocês de braços abertos e está a disposição para colaborar no que for preciso. Projetos como esse devem ser estimulados e apoiados cada vez mais pelo Brasil, que anda tão deficiente na área de Saúde. Sejam bem vindos à Limoeiro de Anadia”, disse o prefeito Marlan.

As atividades foram iniciadas na quinta-feira (10) e durante o período de permanência em Limoeiro, o Projeto Bandeira Científica fará atendimentos diários, simultaneamente em duas comunidades, contemplando pacientes agendados e demandas espontâneas.

CONFIRA OS LOCAIS DOS POSTOS DE ATENDIMENTOS

DIA 10 – Pé Leve e Terra Nova
DIA 11 – Pé Leve e Areia Vermelha
DIA 12 – Miracema e Timbó
DIA 13 – Pé Leve e Chã do Miranda
DIA 14 – DESCANSO DO GRUPO
DIA 15 – Pé Leve e Cacimbas
DIA 16 – Terra Nova e Chã do Miranda
DIA 17 – Pé Leve e Cajueiro
DIA 18 – Pé Leve e Chã do Miranda

Na zona urbana haverá posto fixo de oftalmologia, prótese dentária e adaptação motora nos dias 10, 13, 17 e 18. Na zona rural, além dos postos volantes haverá visita domiciliares, onde serão atendidas pessoas que, por alguma razão, não podem se locomover aos postos.