Agreste

Projeto Bandeira Científica beneficia mais de 5 mil

Por 7 Segundos 19/12/2015 09h09
Projeto Bandeira Científica beneficia mais de 5 mil
- Foto: Assessoria

Durante oito dias a rotina da pacata cidade de Limoeiro de Anadia foi alterada com a presença da expedição do Projeto Bandeira Científica, formada por aproximadamente 200 pessoas, entre acadêmicos, professores e profissionais da Universidade de São Paulo (USP), que se instalaram na cidade trazendo diversos serviços gratuitos à população.

O grupo chegou ao município no último dia 10 e até esta sexta-feira (18), último dia da expedição em Limoeiro de Anadia, a Bandeira Científica realizou mais de cinco mil atendimentos gratuitos à população, que foi contemplada com consultas médicas, odontológicas, oftalmológicas, nutricionais, entre outras.

Durante o período foram realizados 1.320 atendimentos oftalmológicos e 1.200 odontológicos. Nos postos volantes improvisados em escolas da zona rural, foram feitos 1.400 atendimentos em média nas áreas de Terapia Ocupacional, Pediatria, Fonoaudiologia, Nutrição e Psicologia.

A expedição ainda ofertou 150 exames de ultrassom, 100 de eletrocardiograma e 60 de papa Nicolau. Doze pessoas receberam próteses dentárias totais, vinte foram submetidas a cirurgias dentárias restauradoras e estética. Na área de oftalmologia, 450 pessoas foram contempladas com óculos de grau após exames detalhados de vista.

De acordo com o coordenador do projeto, Paulo Mota, o grupo paulista adquiriu uma enorme experiência com a cultura e o povo de Limoeiro. “Essa cidade tem pessoas acolhedoras e humanas. Aprendemos muito nesses oito dias que permanecemos aqui. Agradeço, em especial, ao prefeito Marlan Ferreira (PP), que não mediu esforços no sentido de apoiar o trabalho do nosso grupo”, frisou.

Entre os beneficiados estava o agricultor Sebastião Barbosa da Silva, morador do povoado Chã do Miranda. Ele sofre de fortes dores lombares e procurou atendimento no posto da Bandeira instalado na escola daquela comunidade. Lá ele foi avaliado por fisioterapeutas e orientado a continuar sendo atendido no PSF do município.

Dona Maria Aparecida, moradora do Sítio Campestre levou sua pequena Fernanda para uma consulta no Projeto Bandeira Científica. Lá a bebê passou por pesagem, medição e acompanhada por nutricionista. “Estou satisfeita com a iniciativa e agradeço à Prefeitura por ter dado apoio a esse tão importante trabalho”, disse a dona-de-casa.