Alagoas

Imagens de videomonitoramento serão armazenadas por 180 dias

Por Redação com Agência Alagoas 30/12/2015 20h08
Imagens de videomonitoramento serão armazenadas por 180 dias
Representantes aprovaram os dados apresentados, o que permitiu o inicio imediato dessa operação.(Fotos: Divulgação)

O Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec) entregou essa semana o backup dos dados, das imagens de videomonitoramento a Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL).

Durante encontro realizado nesta segunda-feira(28), foram apresentados aos representantes da SSP/AL, e da empresa responsável pelo videomonitoramento, o cronograma de backups e a proposta de procedimentos de solicitação de recuperação, como também, o Service Level Agreement (SLA) dos serviços e suporte do Instituto.

Os representantes aprovaram os dados apresentados, o que permitiu o inicio imediato dessa operação. A partir disto, todas as imagens geradas são guardadas por 180 dias.

"O backup dos dados eram guardados pela empresa responsável por apenas 30 dias. Para que o tempo de retenção fosse maior era necessário criar uma rotina profissional de backup, assim a SSP/AL entrou em contato com o Itec, para que junto com a empresa aumentasse a retenção deste Backup para seis meses, além de dar mais profissionalismo ao procedimento", destacou Tiago Fonseca, gerente do Datacenter. 

Nessa parceria, o Instituto de Tecnologia forneceu o know how e as licenças do sistema, já utilizados no Datacenter do Governo, e a Secretaria de Segurança junto com a empresa forneceram o equipamento e as licenças dele.

Além disso, o Itec ficou responsável pela configuração, monitoramento e procedimentos de recuperação. Assim, caso a SSP/AL necessite de alguma imagem que tenha mais de 30 dias, solicitará ao Itec a recuperação do backup, que deverá ser disponibilizado em 24h.

"De uma forma prática, o projeto em conjunto aumentou em seis vezes o tempo que as imagens são guardadas. As investigações, que antes não poderiam contar com imagens com mais de 30 dias, irão poder retroagir em até 180 dias", finalizou Tiago Fonseca.

Além do tempo, o sistema garante a qualidade dos dados guardados, inclusive com testes de recuperação, mantendo a consistência das informações.