Arapiraca

FrigoVale inicia atividades nesta segunda

Por 7 Segundos 04/01/2016 10h10
FrigoVale inicia atividades nesta segunda

O frigorífico industrial FrigoVale, o primeiro de Alagoas a atender todas as exigências legais para certificação da carne, passa a funcionar plenamente, nesta segunda-feira (4). A empresa, localizada no bairro Olho D’Água dos Cazuzinhas, em Arapiraca, possui capacidade para o abate de mais de 10 mil cabeças de gado por mês e vai atender à demanda do município-sede e de mais 24 cidades da região. Suínos e caprinos também poderão ser abatidos no local.

A permissão para o início da operação foi liberada pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), no último dia 28, após a realização dos abates-teste, cuja supervisão ficou a cargo de um técnico do órgão público. Atendidas todas as exigências legais, a FrigoVale está apta para realizar o abate dos animais, a partir da próxima semana.

Os animais para o abate chegarão à empresa na segunda-feira (4), e serão abatidos na terça-feira (5), a partir das 7h da manhã, seguindo rigorosamente as normas para o abate.

Abates-teste

Em dezembro, foram realizados dois abates testes, nos dias 22 e 29, com a supervisão de um fiscal médico-veterinário da Adeal. Durante o treinamento, os funcionários da empresa receberam orientações, conforme as etapas iam sendo executadas. Nas ocasiões, o técnico da Agência destacou a importância de cada colaborador seguir rigorosamente as normas para garantir a qualidade da carne. Todos os funcionários já usavam os equipamentos de proteção individual (luvas, vestuário, capacete, botas, máscaras e toucas).

Licenças e permissão de funcionamento

O diretor executivo da FrigoVale, Jaelson Gomes, informou que a licença ambiental já foi concedida pelo Instituto de Meio Ambiente (IMA). Com a autorização emitida pela Adeal, fica autorizado o início das atividades, com todas as permissões exigidas pela legislação em vigor.

Funcionários

A empresa chega à Arapiraca com a criação de 200 novas vagas de emprego, sendo toda a mão de obra especializada, uma vez que cada colaborador será treinado com as melhores técnicas da área. Para garantir a inclusão da mão de obra disponível no município, diversos funcionários do antigo matadouro, foram admitidos no quadro de funcionários da FrigoVale.

Jaelson Gomes frisa ainda que a empresa está realizando um cadastro de marchantes e fateiras. Os interessados devem se dirigir ao balcão da empresa, em horário comercial, para fornecer os dados necessários.