Alagoas

Ruas do Centro de Porto Real do Colégio ficam alagadas

Por 7 Segundos 25/01/2016 11h11
Ruas do Centro de Porto Real do Colégio ficam alagadas


Um forte temporal ocorrido durante esse final de semana deixou várias ruas do município de Porto Real do Colégio alagadas. Algumas famílias perderam móveis e utensílios domésticos devido a ao grande volume de água que invadiu as residências.

O céu escuro desde as primeiras horas da manhã era um prefácio de que o domingo seria de chuva. Mas o que os moradores não imaginavam é que o forte temporal fosse causar tantos estragos.

Imagens enviadas por internautas ao Portal 7 Segundos mostram que em algumas ruas o nível da água subiu mais de meio metro. Algumas residências tiveram os móveis inundados e alguns aparelhos eletroeletrônicos danificados. Pegos de surpresa com o temporal, alguns moradores tentavam retirar a água das casas na tentativa de evitar maiores prejuízos.

As ruas mais afetadas foram : Sete de Julho, São João, Rua da alegria e a praça localizada no Centro da cidade.


Risco à saúde

Moradores andavam pelas ruas centrais do município com o nível da água acima do joelho. A água infectada pode oferecer risco de contaminação, como por exemplo, a leptospirose, transmitida pela urina do rato.
As pessoas que tiverem o mínimo contato com a água infectada, pode ser contaminada pela bactéria. A leptospira penetra no corpo através da pele, geralmente, se o indivíduo tiver algum tipo de lesão.

Frieiras, cortes, unhas encravadas, arranhões, ferimentos e lesões, até mesmo aquelas impossíveis de serem vistas a olho nu, podem ser uma porta de entrada para a leptospirose.
A contaminação pode acontecer por contato direto e rápido. Por exemplo, uma pessoa que está dirigindo seu carro e, de repente, fica presa em uma enchente. Ao abrir a porta do carro e colocar o pé na água, já está correndo risco de contaminação.
Um dos problemas de detecção da leptospirose é que, muitas vezes, a doença é assintomática, ou seja, não apresenta sintomas.

Nos casos mais leves, pode acontecer de a doença terminar antes que a pessoa perceba ter sido infectada. Nos mais graves, se a pessoa descobrir em estado mais avançado, existe até mesmo risco de morte.

Os sintomas são parecidos com o de uma gripe comum: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo - principalmente nas panturrilhas, podendo também dar uma aparência amarelada à pele do doente.

Quem apresentar febre, dor de cabeça e dores no corpo, dias depois de ter entrado em contato com águas de enchente ou de esgoto, deve procurar um centro de saúde imediatamente e lembrar de avisar ao médico sobre a forma de contato.