Arapiraca

Comunidade do Pau d'Arco celebra missa de 7º Dia de Iaiá

Por 7 Segundos 30/01/2016 08h08
Comunidade do Pau d'Arco celebra missa de 7º Dia de Iaiá
- Foto: Josival Meneses / 7 Segundos

Um dos últimos quilombolas mais antigos da comunidade afrodescendente do Povoado Pau d'Arco, zona rural de Arapiraca, morreu aos 91 anos, na última segunda-feira (18). Trata-se de José Leite dos Santos, conhecido por seu Iaiá. A missa de 7º Dia será celebrada neste domingo (31), às 18h, na igreja do povoado.

A celebração na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro vai marcar o adeus de seu Iaiá que deixou um legado histórico de uma Comunidade Remanescente de Quilombos como foi reconhecido o Pau d'Arco em 2012 pela Fundação Cultural Palmares.

Seu José Leite dos Santos (Iaiá) foi destaque de matéria sobre a tradição quilombola no povoado, no Portal 7 Segundos, em novembro de 2015. Veja a matéria na íntegra no "Saiba Mais".

Honestidade e orgulho

Seu Iaiá foi sepultado na terça-feira (19), no Cemitério do Pau d'Arco com a presença de familiares, amigos e de representantes de quilombolas da região. Ele foi casado com dona Rosália Maria dos Santos, hoje com 80 anos, e juntos tiveram sete filhos. Um deles faleceu.

Para a filha caçula de seu Iaiá, o pai representou um legado de luta e honestidade.

"Meu pai sempre lutou pela união da família e deixou um legado para os filhos trabalharem com honestidade, dignidade e orgulho de pertencer à comunidade quilombola", disse Cícera dos Santos.