Arapiraca

Crise nas Unimeds do Brasil não atingiu Arapiraca

Por 7 Segundos 18/02/2016 07h07
Crise nas Unimeds do Brasil não atingiu Arapiraca
- Foto: Jonatas Pedro/7Segundos

Com as dificuldades financeiras das Unimeds em vários estados brasileiros e com a quebra do plano de saúde da Unimed São Paulo, a cidade mais rica e desenvolvida do país, o clima de incerteza tomou conta das cooperativas e, principalmente, dos usuários dos planos de saúde.

Em setembro do ano passado, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou que os mais de 740 mil clientes da Unimed Paulistana fossem transferidos para outros planos de saúde.

A empresa fechou o ano de 2014 na pior crise financeira com patrimônio líquido negativo em R$ 169 milhões. É a quarta maior empresa do sistema Unimed, que reúne hoje 351 cooperativas médicas, a exemplo da Unimed Metropolitana do Agreste, com sede em Arapiraca.

Para saber a real situação da Unimed na Região do Agreste, o Portal 7 Segundos entrevistou o vice-presidente da Unimed Metropolitana do Agreste, o médico José Ulisses Pereira.

Ele foi bem claro e taxativo quando a questão da crise financeira pela qual passa o Brasil com inflação acima dos 10% e que está afetando todas as atividades financeiras, inclusive as de plano de saúde.

O vice-presidente da Unimed Arapiraca disse que a empresa está em dia com a questão financeira e até construiu com recursos próprio a nova sede da empresa, instalada no bairro Zélia Barbosa, nas proximidades do Lago da Perucaba.

"Cumprimos todas as determinações da Agência Nacional de Saúde (ANS) com relação aos ativos financeiros e todas as nossas atividades estão em dia com colaboradores e fornecedores", relatou Ulisses Pereira.

18 mil usuários

Ele deixou bem claro na entrevista que apesar de a empresa ter o mesmo nome, marca e modelo de gestão, a Unimed opera e comercializa planos de saúde de forma autônoma e independente, sem oferecer necessariamente uma cobertura nacional.

"Hoje temos 18 mil clientes e uma equipe médica multidisciplinar em todas as modalidades da medicina para atender os usuários do plano em Arapiraca e região", afirmou o vice-presidente.

Sobre o descredenciamento de médicos à Unimed Metropolitana do Agreste, José Ulisses Pereira disse que é um procedimento natural, uma vez que o médico escolhe atender por um ou outro plano de saúde e particular. Mas, ele afirma que em 2015 oito médicos aderiram à empresa e entraram para a cooperativa.

"Evidente que o plano de saúde paga menos para o médico do que uma consulta particular que o próprio profissional estipula o valor cobrado, no entanto é importante que ele observe os benefícios de atender pelo plano a médio e longo prazo e não em ganhos imediatos", explicou Ulisses Pereira.

O médico explicou, ainda, que a Unimed é a única empresa de planos de saúde que oferece pacotes individuais, enquanto outras empresas dão prioridade a planos empresariais.

"Esse é um dos motivos de algumas Unimeds no país estarem em dificuldades financeiras porque o custo de planos individuais é maior que os planos empresariais e por isso estão fechando", comparou ele.

Atendimento

Sobre os casos em que a empresa demora no atendimento ao cliente, Ulisses Pereira ressaltou que a própria ANS determina o tempo de espera para cada especialidade médica.

"É preciso entender que a espera para ser atendimento pelo médico acontece tanto nos planos de saúde quanto nos particulares. O paciente pode protocolar o atendimento dele na Unimed e até reclamar, se for o caso, porque a ANS monitora todos os procedimentos", avisou ele.

De acordo com o jornal Valor Econômico as Unimeds do Norte e Nordeste do Brasil ocupam o 3º lugar no país em insatisfação dos usuários.

O 7 Segundos questionou o vice-presidente sobre essa questão e ele respondeu da seguinte forma:

"Em Arapiraca qualquer usuário do plano Unimed que se sentir insatisfeito pode fazer sua reclamação diretamente na sede da empresa ou pelos canais de comunicação oferecidos a ele. É natural que haja reclamação diante de tanta demanda, mas a empresa registra e providencia àquela situação", alegou Ulisses Pereira.

Ele finalizou afirmando que a Unimed do Brasil deve mais de R$ 1 bilhão à União, mas a Unimed Arapiraca está para receber dinheiro da União. Essa declaração deixa os usuários do plano de saúde da região em situação mais tranquila.