Alagoas

Ministro da Integração estará em AL para Dia Nacional do Zika Zero

Por Redação com Agência Alagoas 18/02/2016 16h04
Ministro da Integração estará em AL para Dia Nacional do Zika Zero
Ministro Gilberto Occhi estará em Arapiraca nesta sexta-feira (19) para Dia Nacional do Zika Zero (Foto Wilson Dias/ ABr)

O Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, estará em Arapiraca, Agreste de Alagoas, nesta sexta-feira (10), às 10h, como representante do governo federal no Dia Z, campanha Zika Zero que mobiliza as unidades educacionais de todo país.

É uma campanha do Ministério da Educação (MEC) para envolver toda a comunidade educacional em ações específicas para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti que transmite Dengue, Febre Chikungunya e o vírus Zika. Esse último relacionado a casos de microcefalia que gera um comprometimento muito grave no sistema nervoso central, impondo condição de deficiência cerebral profunda e permanente nos bebês das mulheres grávidas que contraírem o vírus.

Em Alagoas, o Dia Z será realizado durante a inauguração da escola de ensino integral Isaura Antônio de Lisboa, no segundo maior município alagoano, com a presença do governador Renan Filho e do vice-governador e secretário da Educação, Luciano Barbosa.

Estará presente também o Comitê de Combate ao Aedes aegypti, composto pelas Forças Nacionais como Exército e Marinha, além da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Cruz Vermelha, Polícia Militar, Secretaria de Estado da Saúde e Secretaria da Educação de Alagoas

Visitas

As ações nas escolas da rede estadual não ficarão limitadas ao Dia Z. Os Comitê de Combate ao Aedes aegypti visitará, a partir de segunda-feira (22), 30 escolas da rede estadual de Maceió e outras oito unidades de Rio Largo para levar principalmente informações aos estudantes e atuar em torno da comunidade escolar para eliminar possíveis focos do mosquito. As demais cidades entrarão em um cronograma a ser divulgado posteriormente.

O secretário da Educação Luciano Barbosa enfatiza que a rede estadual de Alagoas atende a mais de 190 mil alunos que serão multiplicadores de informação. “É preciso mobilizar alunos e professores e discutir intensamente sobre o problema da Zika. Cada um deve fazer a sua parte para que nós possamos vencer o mosquito, já que 80% dos focos do mosquito aedes aegypti estão dentro das casas das pessoas”, afirmou.