Arapiraca

Plano de Cargos e Carreira de Arapiraca não é reajustado há dois anos

Por 7 Segundos 22/02/2016 12h12
Plano de Cargos e Carreira de Arapiraca  não é reajustado há dois anos
Prefeitura de Arapiraca - Foto: Josival Meneses7Segundos

Funcionários da Prefeitura Municipal de Arapiraca denunciam que o último reajuste do plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) de grande parte dos funcionários aconteceu em 2014. O reajuste do PCCS tem como base o salário mínimo e há dois anos os funcionários não recebem os salários reajustados. 

Segundo funcionários da Prefeitura de Arapiraca que procuraram o Portal 7Segundos para fazer as denúncias, as perdas salarias desse acumulado já chegam a quase 20%. Além disso, há o retroativo referente ao ano 2015, que não foi repassado.

Ainda segundo os denunciantes, a prefeitura alega que a crise financeira dos últimos anos dificultou o cumprimento da tabela do PCCS, mas há informações não oficiais que os procuradores dos municípios teriam tido um reajuste de aproximadamente 40%. “Se o município não pode cumprir a tabela do PCCS, por que concedeu reajuste aos procuradores?”, questionou um servidor público.

O 7Segundos tentou contato com o secretário de Finanças, Lucas Leão, mas não conseguiu obter retorno dele até o fechamento desta matéria. O espaço está aberto para, assim que o secretário se pronunciar sobre o assunto, divulgar o posicionamento da Prefeitura de Arapiraca a respeito do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS).

Lei do PCCS

A lei 2.7799/2012, que rege o plano foi aprovada em março de 2012 estabelece cinco grupos de funcionalismo de acordo com a escolaridade: GOB-A ( fundamental incompleto) GOB-B (fundamental completo), GOB-C (ensino médio completo) GOB-D (ensino médio completo + curso técnico) e GOB-E (ensino superior completo). O percentual de reajuste salarial é de 5% em relação ao grupo anterior somente o grupo E tem um percentual de 100% em relação ao grupo D.