Alagoas

Professores da rede privada conquistam reajuste salarial

Por Redação com MPT/AL 22/02/2016 18h06
Professores da rede privada conquistam reajuste salarial
- Foto: Ilustração

O Ministério Público do Trabalho em Alagoas mediou, com sucesso, as discussões sobre o reajuste salarial, referente ao ano de 2015, dos professores da rede privada de ensino em Alagoas. Após audiência realizada no MPT, no dia 18 de fevereiro deste ano, o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Superior (Sinepe) aceitou a proposta do Sindicato dos Professores (Sinpro/AL) e concedeu reajuste de 7,68% para os profissionais da categoria.

O aumento no vencimento salarial contempla os professores que atuam no ensino superior e equivale ao índice inflacionário medido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre o período de março de 2015 a fevereiro de 2016. No ano passado, o Sinpro/AL rejeitou a proposta de 6,47% oferecida pelo sindicato patronal.

A mediação foi solicitada ao Ministério Público do Trabalho no final do ano passado, depois que professores e patrões não avançaram nas negociações. Segundo o Procurador do Trabalho Victor Hugo Carvalho, mediador do acordo, agora o desafio é obter o reajuste para o ano de 2016.

Segundo o presidente do Sinpro/AL, Eduardo Vasconcelos, o aumento salarial deve beneficiar cerca de 5 mil professores. Ainda conforme o acordo firmado entre as duas partes, a diferença dos valores retroativos referentes ao período de setembro de 2015 a fevereiro de 2016 poderá ser paga em até quatro parcelas mensais.