Arapiraca

Vereadores visitam duas comunidades de Arapiraca

Por 7 Segundos 17/03/2016 17h05

Um dia depois de ouvirem denúncias de moradores do Sítio Laranjal, zona rural de Arapiraca, sobre a infestação de moscas naquela comunidade devido a falta de higienização da empresa Luna Avícola, uma comissão de vereadores visitou as instalações da empresa na tarde desta quinta-feira (17). Os vereadores visitaram também o conjunto residencial Brisa do Lago.

O grupo formado por nove vereadores Josias Albuquerque (PTB), Moisés Machado (PDT), Fabiano Leão (PMDB), Edvânio do Zé Baixinho (PTB), Adalberto Saturnino (PMDB), Rogério Nezinho (PMDB) , Sérgio do Sindicato (PPS) e das vereadoras Gilvânia Barros (PMDB) e Graça Lisboa (PDT), não encontrou nenhum tipo de irregularidade.

Mesmo a empresa tendo a licença ambiental para funcionar pelo Instituto de Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento vai realizar vistoria todos os meses para verificar o manuseio de inseticida para a higienização durante o processo de abatimento de frangos.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Ivens Barboza, também fez parte da comissão e se comprometeu em manter uma fiscalização para evitar a proliferação de moscas nas casas dos moradores do Sítio Laranjal.

"Atendemos a reivindicação dos moradores, mas não constatamos infestação de moscas nas residências nem na empresa, mas de toda forma solicitamos que a Secretaria de Meio Ambiente vistorie essa situação', contou o vereador Josias Albuquerque.

Conjunto Brisa do Lago

A comissão também visitou o conjunto residencial Brisa do Lago para constatar o mau-cheiro provocado pelo frigorífico FrigoVale. Os vereadores afirmaram que o odor ainda continua devido aos tanques séries que armazenam os desejos depois que o animal é abatido.

Entretanto, o vereador Josias Albuquerquer afirmou que a empresa já está no processo de instalação de peneiras que irá filtrar restos das vísceras e evitar que se acumulem nos tanques. A Vigilância Sanitária do município também acompanhou a visita ao conjunto.

Os moradores avisaram aos vereadores que o odor é mais forte no início da manhã e no final da tarde.