Saúde

O chocolate nosso de cada dia presente na vida dos alagoanos

Por Redação com Agência Alagoas 27/03/2016 20h08
O chocolate nosso de cada dia presente na vida dos alagoanos
- Foto: Carla Cleto

O chocolate é o queridinho dos doces e está em toda parte. Presente em várias guloseimas como bolo, balas, biscoitos e outros derivados, é encontrado com facilidade nos supermercados e docerias. Na época da Páscoa é uma das tentações e consumido em grande escala como os famosos ovos de Páscoa. Considerado o vilão das dietas, nada impede que seja consumido com moderação. Mas há pessoas que não abrem mão de comer todos os dias.

Nutritivo, contêm vitaminas e sais minerais, além de alto teor de flavonoides, antioxidantes que podem ajudar a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares e de substâncias precursoras da serotonina responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Mas a nutricionista da Secretaria de Estado da Saúde (sesau) Carmem Nascimento alerta que todos os cuidados devem ser adotados na hora de consumir, para que não ultrapasse a quantidade recomendada entre 40 e 50 gramas pelo menos três vezes por semana.

De acordo com Carmem Nascimento, o chocolate tem três substâncias viciantes: o açúcar, gordura e estimulantes, entre eles a cafeína. “O chocolate não é um alimento ruim e estudos mostram que ajuda no combate a algumas patologias cardiovasculares e o acidente vascular cerebral. Ele possui mais de 300 substâncias, mas nem todas foram peças de estudo”, frisou.

A nutricionista informou que desde a década de 1990, pesquisadores na Universidade de Harvard (Estados Unidos) vêm estudando as propriedades do chocolate, que, apesar de ser calórico e gorduroso, possibilitam em algumas pessoas sensação de felicidade e também tem propriedade estimulante. E destaca que apesar de apresentar qualidades não deve ser consumido exageradamente, porque pode sobrecarregar o peso.