Alagoas

Estudantes se mobilizam para eleições de grêmios estudantis

Por Agência Alagoas 24/04/2016 11h11
Estudantes se mobilizam para eleições de grêmios estudantis
- Foto: José Demétrio/Acervo Escola Silveira Camerino

Dezessete escolas estaduais da alta Maceió inscreveram chapas para as eleições de grêmios estudantis. As eleições terão início no próximo dia 27 e se estendem até maio, visto que cada unidade de ensino escolheu uma data específica para o seu pleito.

No dia 27, elegem seus representantes as escolas estaduais Alberto Torres, Benedita de Castro, Onélia Campelo, Ovídio Edgar, Afrânio Lages, Moreira e Silva e Silveira Camerino. Já na Escola de Ensino Integral Marcos Antônio, o pleito acontece na sexta-feira, dia 29. As demais unidades promovem eleições entre maio e junho.

“Este é um momento significativo, onde nossos estudantes vivenciam o protagonismo juvenil, organizando e apresentando propostas para seus colegas. Para nós, está sendo muito gratificante testemunhar a mobilização dos alunos nas escolas”, conta Mônica Sarmento, gerente da 13ª Gerência Regional de Educação.

Mobilização

Nas escolas, que promovem eleição no dia 27, a semana foi de mobilização e campanha das chapas candidatas. Foi o caso da Escola Estadual José da Silveira Camerino, no Cepa, onde as duas chapas concorrentes – encabeçadas pelas estudantes Izabelle Machado (chapa 1) e Nikoly Ribeiro (chapa 2) – apresentaram suas propostas aos colegas.

Arthur Tenório, estudante da 3ª série do Ensino integra a comissão pró-grêmio da escola. Caberá a esta comissão organizar o pleito eleitoral, estatuto do grêmio e acompanhar a campanha das chapas.

“O grêmio será a voz do estudante junto à direção da escola e percebemos um grande interesse dos alunos por este processo. Na segunda-feira, dia 25, organizaremos uma debate com as duas chapas nos três horários para que toda a comunidade possa conhecer as duas propostas”, adianta Arthur, estimando que mais de mil alunos participem do pleito.

Anderson Serpa, professor de História das Artes da unidade de ensino, apoia a iniciativa. “Grêmio é política. Grêmio é saúde. É um espaço, onde aluno luta pelos seus interesses e pela escola e exerce sua cidadania. Tanto que teve um papel importantíssimo na história no Brasil”, observa.

Apoio

Todo o processo eleitoral está sendo acompanhado pela 13ª Gere que, desde o ano passado, iniciou uma mobilização junto às suas escolas para reativação dos grêmios. Para orientar os alunos, a Gere promoveu formações e repassou informações sobre procedimentos como elaboração de estatutos.

“Toda a mobilização parte dos alunos. Nós mostramos a importância do grêmio como instância representativa e esclarecemos dúvidas dos estudantes”, afirma Marijose Albuquerque, gestora de ensino da 13ª Gere.

A gerente da 13ª Gere, Mônica Sarmento, complementa. “A articulação parte deles, a Gere e a unidade de ensino atuam apenas como mediadoras. Por isso, as chapas, buscam estratégias para expor suas ideias, seja por meio de debates ou apresentações em sala de aula, de forma que seus colegas tirem dúvidas e escolhem a proposta que melhor os represente”, ressalta.