Capital

Projeto Ocupe a Praça inicia domingo com shows musicais e espetáculos artísticos

Por 7 Segundos com assessoria 05/05/2016 09h09

O projeto Ocupe a Praça, que vai levar arte e cultura para todas as regiões de Maceió, inicia sua fase de apresentações de shows e espetáculos artísticos neste domingo (8), a partir das 15h, na praça Centenário, no bairro do Farol. A banda de rock Eek, a Associação Teatral Joana Gajuru e o Coletivo Volante de Teatro e ainda o grupo de percussão Afrolozzi e os forrozeiros Fidelis e Cabruêra estão entre as atrações do evento, também comemorativo ao Dia das Mães.

A ação, idealizada e produzida pelo Coletivo Popfuzz e realizada pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), deve ser levada para oito praças da capital, envolvendo todas as regiões administrativas da cidade e, além das apresentações artísticas, também promoverá a realização de oficinas abertas para a comunidade. No caso da região 3, aberta neste domingo, na Centenário, a programação cultural prossegue a partir da segunda-feira, 9, e vai até a sexta-feira, 13, com roda de bordado; teatro e mediação cultural pedagógica: diálogos entre artes visuais e educação ambiental, sempre das 14h às 17h, na Escola Tavares Bastos, que fica na mesma praça.

Entre os espetáculos, o Instituto Lumeeiro apresentará “Tardinha Poética”; o Coletivo Volante de Teatro trará “Volante” e a Associação Teatral Joana Gajuru virá com a peça “A chegada de Lampião e a Prostituta ao Céu”. “Com nosso espetáculo resgatamos a cultura popular da literatura de cordel e para nós a ideia de realização do Ocupe a Praça é muito boa, por democratizar o fazer artístico principalmente entre grupos com menor projeção na cidade”, considera Reginaldo Menezes, ator e presidente da Joana Gajuru, que assinou o contrato de participação no evento na sede da FMAC, juntamente com o presidente da fundação, Vinícius Palmeira e a presidente da Pestalozzi, Tereza Amaral.

As ações do Ocupe a Praça devem prosseguir até o próximo mês de outubro em praças dos bairros de Jaraguá, Ponta Grossa, Bom Parto, Jacintinho, Benedito Bentes, Clima Bom e Riacho Doce. 81 propostas foram inscritas na chamada pública dos grupos culturais e 42 escolhidas pela comissão julgadora do projeto para as apresentações nas comunidades.