Arapiraca

Estudantes da Ufal bloqueiam trecho da AL-115 para cobrar mais segurança

Por 7 Segundos 17/05/2016 09h09
Estudantes da Ufal bloqueiam trecho da AL-115 para cobrar mais segurança
- Foto: Josival Meneses/ 7 Segundos

Estudantes do Campus de Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) bloquearam um trecho da rodovia AL-115, para protestar contra a falta de segurança nos ônibus que fazem a linha para a instituição.

O grupo utilizou pedaços de madeira para atear fogo e bloquear a rodovia nos dois sentidos.

Vários coletivos que levam diariamente os estudantes para a Ufal estão sendo alvos constantes de ações criminosas.

Em menos de uma semana, quatro ônibus foram assaltados, dois deles em um mesmo dia.

A falta de segurança atinge também as redondezas do bairro Bom Sucesso, onde fica localizada a sede da instituição federal. Segundo os estudantes, constantemente são registrados assaltos, principalmente pela noite, quando a iluminação na região é precária.

Outras pautas

Outra reivindicação dos estudantes é a suspensão, por parte do Ministério da Educação (MEC), das novas inscrições para o Programa de Bolsa Permanência (PBP), que dá ajuda mensal de R$400 para os estuadntes e universidades federais em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

 Uma guarnição do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foi acionada para conter os manifestantes e tentar dispersá-los.

O protesto acabou de forma pacífica. Uma reunião foi agendada para a próxima terça-feira (24) no auditório do 3º BPM, com representantes da UFAL, da Eletrobrás e da empresa de ônibus Real Arapiraca. Uma vez que além das reivindicações de segurança, os alunos também solicitavam mais iluminação e melhorias no transporte escolar.