Alagoas

Prefeitura define Plano de Segurança para a passagem da Tocha Olímpica em Arapiraca

Por 7 Segundos com assessoria 20/05/2016 14h02
Prefeitura define Plano de Segurança para a passagem da Tocha Olímpica em Arapiraca
- Foto: Assessoria / Prefeitura Arapiraca

A Tocha Olímpica vai passar por Arapiraca no domingo, 29 de maio. Na manhã desta sexta-feira (20), a Prefeitura de Arapiraca definiu o Plano de Segurança, durante reunião no Centro Administrativo, para que tudo ocorra com tranquilidade, na mais perfeita harmonia e com o apoio da população, conforme determinação da prefeita Célia Rocha e do vice-prefeito Yale Fernandes.

Secretária de Planejamento e coordenadora do Comitê Olímpico Local (COL), Cícera Pinheiro definiu com o titular da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Ricardo Teófilo, os pontos necessários para garantir a segurança durante a passagem da Tocha Olímpica com o apoio das demais secretarias municipais, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Segurança Municipal, entre outras instituições envolvidas ao evento.

O trajeto da Tocha Olímpica, que terá 91 pontos de fechamento de vias, começa na Praça Maria das Dores (Cohab Velha), na Rua José Emídio de Lima, no bairro Jardim Esperança, passa pela Rua Expedicionários Brasileiros, bairros Baixa Grande e Eldorado, segue pelo Centro de Arapiraca e termina em frente ao Centro Administrativo, na Rua Manoel Francisco Cazuza, no bairro Santa Edwiges.

Para garantir a segurança da população e dos organizadores e pessoas envolvidas com o evento olímpico vão trabalhar 182 seguranças municipais, 64 agentes de trânsito da SMTT, 208 policiais militares, além de contingente de segurança privada. 

Durante o encontro, a secretária e coordenadora Cícera Pinheiro explanou sobre os pontos de concentração das escolas com estudantes das redes municipal, estadual e privada que irão participar do evento com bandas de fanfarra. No trajeto da Tocha Olímpica também terão atrações culturais a partir das 9 horas da manhã do domingo, 29.

"Estamos nos organizando para essa festa desde o ano passado e Arapiraca vai fazer bonito na recepção à Tocha Olímpica, evento único, que divulgará nossa cidade para o mundo inteiro e vamos brilhar com a contribuição da população e de todos os servidores da prefeitura que irão participar desta comemoração", ressaltou Cícera Pinheiro.

Trânsito interditado e pontos de concentração

O superintendente da SMTT, Ricardo Teófilo, destacou na reunião a interdição do trânsito no domingo 29, durante todo o percurso que a Tocha Olímpica vai passar. 

"Teremos todas as ruas interditadas e vamos divulgar a população e, em especial, os moradores dos arredores por onde a Tocha vai passar para que todos compreendam e contribuam com a segurança do evento", frisou Ricardo Teófilo.

A reunião do Plano de Segurança definiu também o trabalho de divulgação da Coordenação de Comunicação da Prefeitura de Arapiraca que colocará carros de som convidando as comunidades para o evento, assim como orientando os condutores de quaisquer tipos de veículos para não estacionarem nas vias do trajeto no domingo 29. Essa ação já vai começar no sábado (28), dia anterior ao evento. Durante a próxima semana faixas aéreas serão colocadas nas ruas do trajeto da Tocha Olímpica.

Cícera Pinheiro e Ricardo Teófilo destacaram os pontos de concentração como a Praça Câmara Júnior (Supermercado Master); Praça Marques da Silva (Centro); Ginásio João Paulo II, onde haverá um palco camarote para as autoridades, convidados e comitiva especial da Tocha Olímpica, concluindo no ponto final de chegada entre o Sesc e o Centro Administrativo.