Alagoas

Estudantes da Ufal se reúnem com representantes de órgãos públicos para traçar segurança no campus

Por 7 Segundos 24/05/2016 08h08

Vítimas de constantes assaltos na área da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), campus Arapiraca, e também em coletivos que fazem o trajeto Centro-Ufal, os estudantes vão participar de uma reunião, na manhã desta terça-feira (24), às 9 horas, na própria universidade, com representantes de órgãos públicos municipais, estaduais e das empresas do transporte coletivo de Arapiraca.

Representantes de vários cursos da Ufal também vão participar da reunião que terá a finalidade de traçar um plano de segurança e apresentar as principais reivindicações dos estudantes, após debates em assembleia geral realizada por eles no campus da universidade.

De acordo com o estudante Paulo Henrique, um dos organizadores das reuniões na Ufal e do encontro com os representantes públicos e privados para fortalecer a segurança para os universitários.

Os estudantes prepararam um documento que será apresentado durante a reunião desta terça-feira com as principais reivindicações. Entre as solicitações estão a melhoria do transporte público, principalmente o retorno da linha de ônibus coletivo Centro/Ufal/Centro.

As reivindicações também contemplam a melhoria da iluminação pública do campus da Ufal em Arapiraca, especificamente na região da rodovia AL-115 na localidade da universidade.

Na esfera estadual, os alunos vão solicitar um patrulhamento ostensivo a ser realizado pela Polícia Militar (PM). Como também a instalação de um PMBox na praça em frente à universidade, onde há diversos comerciantes que vendem lanches e os alunos são abordados por bandidos armados.

Catracas eletrônicas e guarda universitária

Os estudantes da Ufal também vão cobrar ações da própria univerdidade. No documento que o 7 Segundos teve acesso, eles vão exigir que a Ufal retorne a utilização de catracas eletrônicas e cartões de acesso ao campus para controlar entrada e saída de quem frequenta o local. Quem não tiver vínculo com a universiddade terá que informar à entrada aos seguranças da guarita.

A segurança interna também é um item do documento dos estudantes, que exigem a implantação da guarda universitária, proposta pela atual reitora quando em campanha para o cargo.

As reivindicações também propõem um plano diretor construído pela comunidade acadêmica do campus Arapiraca, que nunca foi posto em prática. Como também a iluminação interna da Ufal, uma vez que os estudantes da noite correm o risco dobrando de serem vítimas de assaltantes.

Casos de assaltos

O documento dos estudantes da Ufal descrevem os assaltos que aconteceram nos dias 29 de abril com um õnibus da linha Centro/Ufal/Agreste e no dia 4 de maio na linha Centro/Ufal/Lagoa do Rancho, ambos os casos com os coletivos da empresa Real Arapiraca.

O último e mais recente assalto a estudantes aconteceu no dia 6 deste mês em frente à universidade, em que uma aluna teve o celular e o notebook levados por ladrões.

A assembleia dos estudantes aconteceu no dia 10 de maio e toda essa realidade será debatida na reunião desta terça-feira, 24 de maio.