Alagoas

Parceria garante acessibilidade em transporte alternativo no Agreste

Por 7 Segundos com Agência Alagoas 15/06/2016 18h06

As pessoas com deficiência que utilizam as vans de transporte complementar entre as cidades do Agreste e Sertão de Alagoas estão recebendo atenção especial, pela primeira vez, com a instalação de elevadores automotivos para o acesso aos veículos.

Desenvolvida numa parceria entre a Cooperativa de Transporte Complementar Intermunicipal de Passageiros de Alagoas (Coopervan) e a Agência Reguladora de Serviços de Alagoas (Arsal), a iniciativa está beneficiando centenas de usuários que enfrentavam muitas dificuldades e necessitavam da ajuda de outras pessoas para terem acesso aos pontos de embarque e aos veículos para se deslocarem de Arapiraca para outras cidades da região.

O projeto-piloto foi implantado inicialmente com o apoio do motorista Marcondes Inácio da Silva, que transporta passageiros entre a cidade de Arapiraca e o povoado Folha Miúda, na zona rural do município de Craíbas, a 142 km de Maceió.

O deficiente visual Lucas Bruno de Farias, de 22 anos de idade, elogiou a parceria entre a Cooperativa e a Arsal. Ele aproveitou a iniciativa para lançar outro projeto, com a colocação de pequenas placas de sinalização e identificação em Braille nos pontos de embarque e desembarque de passageiros que utilizam as vans.

"Muitos amigos com deficiência visual me relataram as dificuldades em localizar os pontos de embarque e, principalmente, os veículos que seguiam para o seu município de destino. Agora, com essa parceria, a vida da gente facilitou bastante e os nossos direitos estão sendo garantidos", afirmou Lucas Farias.

Direito à acessibilidade

O presidente da Cooperativa de Transporte Complementar Intermunicipal de Passageiros de Alagoas (Coopervan), Marcondes Prudente, destacou o apoio do presidente da Arsal, Marcus Vasconcelos, para a implantação do projeto pioneiro no interior de Alagoas.

Ainda de acordo com o presidente da Cooperativa, toda iniciativa tem como base o Decreto Executivo 8.425, de 2015, e que foi sancionado pelo governador Renan Filho para fortalecer os projetos e ações que fortaleçam o direito à acessibilidade.



"Já temos um veículo adaptado para cadeirante e projeto-piloto para facilitar e garantir os direitos das pessoas com deficiência visual. Estamos realizando um levantamento, com o apoio da Arsal, para identificarmos as demandas em nossa região, para que possamos ampliar esse projeto", acrescentou Marcondes Prudente.

A Coopervan atua há oito anos e conta com uma frota de 400 veículos e pessoas cooperadas que fazem o transporte complementar em 21 cidades do Agreste, Sertão e parte da região do Baixo São Francisco em Alagoas.