Arapiraca

Emater-AL desenvolverá tecnologia de compostagem orgânica no Agreste

Por Assessoria 20/06/2016 19h07
Emater-AL desenvolverá tecnologia de compostagem orgânica no Agreste

Técnicos do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater-AL) serão capacitados para o desenvolvimento de tecnologia de compostagem orgânica, entre agricultores e produtores do Agreste alagoano.

A capacitação será realizada nesta quarta-feira (22), após a assinatura do acordo de cooperação técnica sobre gestão de resíduos sólidos, a ser firmado entre as Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), Emater, Embrapa e Prefeitura de Arapiraca, no Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria).

De acordo com Josiani Castro, gerente de Pesquisa e Inovação Tecnológica da Emater-AL, o acordo prevê duas frentes de trabalho: construção de fossas assépticas para o tratamento de efluentes de forma ambientalmente segura; e a realização de compostagem orgânica, com a participação dos produtores rurais da região.

“A Emater-AL vai trabalhar principalmente com a compostagem orgânica, com a capacitação dos nossos técnicos pela equipe da Embrapa. Após o mapeamento da região, eles se tornarão multiplicadores e levarão essa tecnologia para os agricultores”, explica Josiani Castro.

Segundo a gerente, essa tecnologia se utiliza de materiais orgânicos que seriam descartados, a exemplo das folhas de fumo e outros restos de culturas, para transformação em adubo, de forma sustentável. “É o trabalho de pesquisa e extensão da Emater se concretizando. Os técnicos extensionistas vão absorver essas informações de pesquisa sobre a compostagem e depois, na extensão rural, vão atuar diretamente com os agricultores”, conclui.

Ainda de acordo com Josiani Castro, os técnicos da Emater-AL vão auxiliar também no mapeamento dos locais onde as primeiras fossas assépticas serão instaladas. A intenção é ampliar o acordo de cooperação para outras regiões do Estado.

A assinatura do termo de cooperação técnica contará com a presença de representantes das secretarias de Meio Ambiente e Agricultura dos municípios que compõem a região do Agreste, associação de moradores, instituições e sindicatos.

Na programação consta uma apresentação sobre o desenvolvimento e metas do projeto para a região do Agreste, a ser realizada por técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).