Alagoas

Alagoas está entre cinco Estados com piores contas públicas do país

Por 7Segundos com Folha de São Paulo 24/06/2016 07h07

Alagoas, além dos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande doSul, Minas Gerais e Goiás, tem a pior conta pública do país, segundo informações do Tesouro Nacional.

Esses Estados receberam as piores classificações quanto à capacidade de pagamento de dívidas e outros compromissos fiscais e econômicos.

O jornal Folha de São Paulo teve acesso a documentos que revelam os cinco Estados em situação de desequilíbrio fiscal.

O estudo aponta os critérios de avaliação conforme os Estados pedem o aval do governo federal para obter empréstimos e financiamentos. Rotineiramente, as operações de crédito dos governos regionais dependem de garantia da União.

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas não se pronunciou sobre o assunto, mesmo sendo procurada pela reportagem.

Notas de avaliação

As notas de avaliação são avaliadas com letras que vão de D- a A+. As piores avaliações ficaram com os estados de Alagoas e Rio de Janeiro, ambos com a avaliação D. É a pior avaliação entre os Estados e o último dos Estados nordestinos.

Já os estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul obtiveram a avaliação D+ (D positivo), mesmo assim estão entre as piores avaliações e que significa desequilíbrio nas contas públicas.

O Estado que apresentou melhor avaliação no país foi o do Pará. A avaliação atribuída foi de A- (A negativo) que ficura como muito forte. O melhor conceito do Brasil.