Maceió

Sem concurso há 16 anos, Guarda Municipal não possui efetivo para suprir demanda

Por 7 Segundos com Com informações - TV Ponta Verde /SBT Alagoas 28/06/2016 19h07
Sem concurso há 16 anos, Guarda Municipal não possui efetivo para suprir demanda
- Foto: Reprodução/ TV Ponta Verde

No ano de 2000 foi realizado o último concurso para a Guarda Municipal em Maceió. A cidade atualmente conta com menos da metade dos agentes necessários para resguardar o patrimônio público. Segundo a Prefeitura, um concurso foi planejado, mas não saiu do papel devido a ajustes na Lei de Responsabilidade.

O presidente do Sindicato dos Guardas Municipais de Maceió, Carlos Antônio, afirma que atualmente apenas 800 agentes fazem a segurança de diversos órgãos públicos na cidade, quando o necessário para atender a toda a demanda seria 2.200. “São 800 guardas para resguardar escolas, postos, Cras, Parque Municipal, e tantos outros. Nós não temos como cobrir”, explicou, ressaltando ainda que das 140 escolas municipais em apenas 10 há agentes.

Segundo a Secretaria de Segurança Comunitária e Cidadania, a carência realmente existe e um concurso estaria nos planos da atual gestão, mas o atendimento a essa demanda acabou não saindo do papel devido a ajustes na Lei de Responsabilidade. Ainda segundo o órgão, o concurso para Guarda Municipal em Maceió continua nos planos e deve ser concretizado assim que possível.

Confira a reportagem completa que foi ao ar no Jornal do Dia, da Tv Ponta Verde/SBT-AL: