Brasil

Youtube lança plataforma dedicada às crianças

Por Jovem Pan/ Uol 01/07/2016 14h02

Seu filho acessa a internet? Seu filho assiste aos vídeos do YouTube? Você se preocupa com o que ele está acessando? Você monitora? Se a resposta para todas esssas perguntas foi um sonoro sim, saiba que sua vida estará um pouco mais fácil, a partir de agora. Os internautas brasileiros já podem instalar o aplicativo YouTube Kids e garantir uma experiência mais segura para a navegação das crianças na rede social de vídeos.

Basicamente os pais ganham um controle maior sobre o que os filhos acessam na plataforma e, de quebra, têm a segurança de que as crianças não vão deixar a página da rede social em busca de conteúdos impróprios. O Google garante que o algoritmo da plataforma trabalha para blindar qualquer tipo de conteúdo que não esteja de acordo com a faixa etária determinada e que não se encaixe em uma das quatro categorias de vídeos definidas: Séries, Música, Aprender e Explorar

No evento de lançamento, realizado na sede do Google em São Paulo, pais e mães estiveram presente e dois pontos principais foram levantados: publicidade para crianças e conteúdo impróprio. A plataforma é gratuita e, segundo o YouTube, o que viabiliza esse tipo de negócio é justamente a venda de publicidade. No entanto, os critérios para a veiculação de anúncios serão mais restritos dentro do Kids, além, é claro, de respeitar a legislação vigente no país para publicidade para crianças.

Sobre o conteúdo, um grande filtro foi criado para permitir que apenas vídeos produzidos para crianças entrem na ferramenta. Portanto, aquele youtuber que hoje é um fenômeno pode não estar no YouTube Kids porque ele fala palavrões! Os produtores de conteúdo estão sendo orientados pelo Google a adaptarem alguns de seus materiais para que, eventualmente, possam entrar na plataforma. Um exemplo disso são os canais de games que podem ter grande audiência entre as crianças, mas que não são feitos para elas.