Capital

Criança morre no HGE por suposta falta de equipamento para tratamento de nefrologia

Por 7 Segundos 21/07/2016 18h06
Criança morre no HGE por suposta falta de equipamento para tratamento de nefrologia
Hospital Geral do Estado (HGE) - Foto: Reprodução

Uma criança de sete anos veio a óbito nesta quinta-feira (21) no Hospital Geral do Estado, após ficar internada para realizar tratamento de nefrologia. Segundo denúncia, a Unidade não dispunha de equipamentos e tratamentos necessários para cuidar da saúde da criança. O HGE emitiu nota sobre o caso. 

Ana Clara de Oliveira estava internada em estado 'muito grave', segundo uma médica, que chegou a pedir a transferência urgente da criança para uma unidade com tratamentos necessários para salvar a vida da paciente. 

Ainda de acordo com denúncia de uma pessoa que não quis se identificar, não houve nenhuma providência por parte do hospital para tentar transferir a menina.

A fonte informou ainda, que equipamentos necessários para o tratamento da jovem, foram solicitados, no entanto, nada foi feito. 

O HGE também atende a outra criança, de 11 anos, que permanece internada e carece do mesmo tipo de tratamento de Ana Clara. De acordo com o informante, há receios de que esta também venha a falecer pelo mesmo problema. 

O Hospital divulgou uma nota, por meio de assessoria de imprensa, confirmando o caso. Em nota, a insituição informa que a criança teve uma parada cardiorespiratória nos primeiros minutos que chegou ao hospital e que, após novos exames, descobriu-se que ela sofria de insuficiência renal aguda. "A partir desse novo diagnóstico, seção de diálise foi realizada, sob os cuidados da equipe de nefrologia do HGE".

Confira a nota na íntegra. 

 

O Hospital Geral do Estado (HGE) informa que a criança Ana Clara de Oliveira Santos, de 7 anos, veio a óbito ao sofrer uma infecção generalizada, devido a complicações pós-cirúrgicas. Ela chegou à unidade no dia 18 de junho de 2016 com dores abdominais em decorrência de uma apendicite, que culminou na retirada de seu apêndice.

Logo nos primeiros minutos que chegou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pedriátrica, a criança teve uma parada cardiorespiratória e após novos exames descobriu-se que passou também a sofrer de insuficiência renal aguda. A partir desse novo diagnóstico, seção de diálise foi realizada, sob os cuidados da equipe de nefrologia do HGE.

A gerência do HGE esclarece que os equipamentos necessários para a atuação da equipe de nefrologia está em funcionamento normal, o mesmo que está disponível para a paciente S. V. B. L., de 11 anos, também internada na UTI Pediátrica, esta com outra patologia. Diariamente, essa criança é submetida à diálise no hospital e estima-se que receba alta da UTI Pediátrica ainda esta semana.

Sobre a suposta solicitação de transferência da paciente Santos para outro hospital, a gerência do HGE esclarece que a UTI Pediátrica é o setor mais adequado, indicado e disponível em Alagoas para tratar da patologia e reverter as consequências da infecção.