Alagoas

Alagoas registra cerca de 6 mil acidentes de trabalho, mas o número poderá ser maior

Por 7 Segundos 25/07/2016 18h06
Alagoas registra cerca de 6 mil acidentes de trabalho, mas o número poderá ser maior
Gustavo Pereira - Segurança do Trabalho - Foto: Cortesia / Gustavo Pereira

Os números em acidentes de trabalho em Alagoas são alarmantes. De acordo com o relatório divulgado a cada dois anos pela Previdência Socal, em 2014 Alagoas registrou 5.700 acidentes de trabalho, por ano, em todo o Estado.

Para chamar atenção para esses números, celebra-se em todo o país, o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (27 de julho), próxima quarta-feira.

No entanto, esse número em Alagoas e em todo o país poderá ser ainda maior. É que os especialistas estimam que ocorrem cinco acidentes de trabalho não registrados a cada um que é registrado pelas empresas.

Em 2014, a Previdência Social contabilizou mais de 700 mil, acidentes de trabalho no Brasil, sendo que aproximadamente 14.000 com incapacidade permanente do trabalhador e ​​3 mil óbitos.

O que é pior. De acordo com a Superintendência Regional de Trabalho e Emprego (SRTE) existem apenas 28 fiscais que atuam em Alagoas. E o número de acidentes de trabalho oscilava entre 8 mil e 10 mil casos ao ano.

Proteção e cuidados

Segundo o engenheiro de produção que está se especializando em Segurança do Trabalho, Gustavo Pereira, da empresa Organize Consutoria e Projetos, com sede em Arapiraca, os números alarmantes retratam a falta de valorização da proteção e cuidado com os trabalhadores.

"O que mais prejudica e contribui para esses números é a falta de conscientização de que as práticas de Segurança do Trabalho devem ser implantadas e praticadas todos os dias pelos trabalhadores e exigidas pela própria empresa", afirmou Gustavo Pereira.

Para conscientizar as empresas de Arapiraca, a Organize Consultoria e Projetos está promovendo um trabalho de consultoria, de graça, durante esta semana dedicada à prevenção de acidentes de trabalho.

Gustavo Pereira disse que poderá visitar a empresa e fazer uma reunião com os trabalhadores para conscientizá-los sobre o assunto. Para isso, basta entrar em contato com o engenheiro pelo número (82) 99185-2689.